Quando ouvimos histórias como a de
Laura Tarouca, de 59 anos, e
José Rui Esteves Marcos, de 52, acreditamos que a felicidade é possível, independentemente da idade ou do passado dos protagonistas. Ela viúva e ele divorciado, e ambos com filhos dos anteriores casamentos – Laura é mãe de
Ricardo, de 33 anos, que já lhe deu dois netos,
Guilherme, de seis anos, e
Madalena, de quatro; José Rui é pai de
Mafalda, de 19 anos, e de
Martim, de 14 -, a cirurgiã plástica e o otorrinolaringologista foram apresentados por um amigo comum, o também médico
João Paço, em dezembro de 2008. Voltaram a encontrar-se em junho de 2009 e a empatia foi tal que nunca mais se separaram. O casamento realizou-se em outubro seguinte e hoje, um ano depois, José Rui não hesita ao afirmar: "
Foi uma junção mágica. É como se fôssemos almas gémeas. Tínhamos que nos encontrar a certa altura do nosso caminho. Temos muita coisa em comum, como é o caso da Medicina, mas os afetos são o mais importante."
Por ter mais liberdade profissional, Laura divide-se entre o Porto, onde vive com o marido, e Lisboa, onde continua a operar na Clínica de Todos os Santos e no Hospital CUF Infante Santo. Quando está no Porto, trabalha no Instituto CUF, com a mesma energia e determinação que a distinguem entre os melhores cirurgiões plásticos do nosso país. Quanto a José Rui, pratica há 23 anos na Clínica ORL Dr. Eurico de Almeida. Dedicados e apaixonados pela Medicina, afirmam que a sua profissão "
é um ato de amor ao próximo" que os realiza profundamente.
![José Rui Esteves Marcos e Laura Tarouca José Rui Esteves Marcos e Laura Tarouca](/users/0/14/jose-rui-esteves-marcos-e-laura-tarouca-9e99.jpg)
–
Como foi este primeiro ano de casados?
José Rui Esteves Marcos – Continuamos apaixonados como no primeiro dia. Com o casamento, formalizámos um compromisso e, quando resolvemos dar esse passo, sabíamos que implicaria sacrifícios, como mudarmos as nossas vidas. Neste caso, a Laura mudou mais do que eu, que continuo na mesma cidade e a trabalhar na mesma clínica. A Laura mudou-se para o Porto, embora continue a ir a Lisboa com frequência. No entanto, os ventos sopram a nosso favor.
Laura Tarouca – Vou à segunda de manhã para Lisboa e volto para o Porto na quinta à noite. Apesar de ter feito estas mudanças, encaro isto com a máxima alegria. Volto ao Porto sempre com imensas saudades do Zé Rui e, quando não estamos ocupados, passamos os dias ao telefone ou no computador.
José Rui – Não fazemos cerimónia em telefonar um ao outro para contar qualquer disparate que nos aconteça no dia-a-dia. Provavelmente, seria melhor se estivéssemos sempre juntos, mas não há nada que seja definitivo.
![Laura Tarouca Laura Tarouca](/users/0/14/laura-tarouca-7164.jpg)
–
E a Laura, como se está a adaptar ao Porto?
Laura – Estou a adorar o Porto e o modo como as pessoas respeitam o meu trabalho. E fui muito bem recebida pelos amigos do Zé Rui.
José Rui – Os meus amigos renderam-se completamente à Laura, pessoal e profissionalmente. Ela tem um feitio fantástico, supertranquilo, e os meus amigos viram que ela me fazia feliz. Mas convém dizer que eu também gosto dos amigos dela de Lisboa.
– Continuam com o mesmo brilho no olhar que tinham há um ano. Sentem isso?
Laura – Acho que ainda estamos mais próximos, pois conhecemo-nos melhor. E estamos felizes por termos dado este passo. Completamo-nos um ao outro. Temos muitos interesses em comum, falamos a mesma linguagem, e fica fácil partilhar. A nossa vida é muito virada para a Medicina. Os nossos pais eram médicos e para nós é uma paixão de sempre. Não nos imaginamos a fazer outra coisa.
–
Como é que os vossos filhos lidaram com o vosso casamento? Como é a vossa relação com eles?
– Eles estão connosco em doses homeopáticas. Veem-nos muito felizes e querem-nos deixar estar.
José Rui
– Os meus filhos têm muitas solicitações dos amigos. Têm sempre programas marcados e coisas para fazer… E sou completamente apaixonado pelos netos da Laura. Passámos uns dias de férias juntos este verão e demo-nos lindamente.
![José Rui Esteves Marcos e Laura Tarouca José Rui Esteves Marcos e Laura Tarouca](/users/0/14/jose-rui-esteves-marcos-e-laura-tarouca-e274.jpg)
– Como é o José Rui como marido?
Laura – O melhor do mundo. Excelente! É uma pessoa muito bem formada e com princípios fantásticos. É o marido que se pede a Deus.
– E a Laura como companheira?
José Rui – É uma mulher linda e fantástica. É chique! Orgulho-me imenso de a ter ao meu lado. Consegue deslumbrar-me sempre, e mima-me muito.
Laura
– Nós temos um amor adulto, amadurecido. É sólido e tem muitos pontos em comum. Temos a mesma postura e um código genético muito parecido, por isso funcionamos bem.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.