Oceana Basílio nasceu no Algarve e sempre que pode, sobretudo no verão, regressa a casa, onde diz ter os pilares da sua vida. Aproveitando uns dias de folga nas gravações da novela Rosa Fogo, que vai ser exibida em breve na SIC, a atriz foi com o namorado, o empresário Abel Xavier, até ao sul do país, onde aproveitou os longos dias de sol para descansar e, naturalmente, namorar.
– Depois de tantos anos a viver em Lisboa, continua a sentir o Algarve como a sua casa?
Oceana Basílio – Claro que sim. O Algarve lembra-me a minha família, os meus amigos, os pilares da minha vida. E sempre que preciso de descansar, é para aqui que venho.
– Tem tido muito tempo para estes dias de descanso ou está numa fase de mais trabalho?
– Estou com bastante trabalho, ando numa correria. Estou a gravar a novela Rosa Fogo e estou a gostar imenso. A minha personagem é a Sílvia, uma licenciada que não consegue arranjar trabalho e que vai viver um divórcio um bocadinho conturbado. Também vamos repor a peça Três Atores à Procura de um Papel.
– Então, a personagem que interpreta nada tem a ver consigo e com a fase que agora atravessa…
– É verdade… Tenho trabalho e uma relação feliz. Entre mim e o Abel está tudo a correr muito bem. Ele dá-me tranquilidade e é uma pessoa com os pés bem assentes na terra. Ele transmite-me muita serenidade… Eu sou muito elétrica, ansiosa, vivo tudo a mil, e ele é o oposto. Complementamo-nos.
Como é que tem corrido a gestão do vosso namoro, uma vez que o Abel tem de se ausentar várias vezes do país por motivos profissionais?
– O Abel vem muitas vezes cá. Estivemos de férias os dois e tem sido uma pessoa muito presente.
– Além do Abel, a Oceana tem outra pessoa muito importante na sua vida: a sua filha, Francisca, que tem sete anos. Continuam a ter uma relação muito próxima?
– Sim. Como mãe, vou-me habituando às novas fases dela. Agora, já temos conversas mais adultas. Sempre fui muito honesta e franca com a minha filha e continuo a ser, mas agora ela já compreende mais as coisas. Tem sido giro.
– A Oceana e o Abel já ponderaram a hipótese de terem filhos juntos?
– Como de qualquer outro assunto, já falámos sobre ter filhos. Quando estamos bem com alguém fala-se disso… Faz parte dos meus planos voltar a ser mãe, mas não para já. Ainda é cedo…
– E gostava de voltar a casar-se?
– Estarmos juntos é o mais importante e não é um papel assinado que faz com que a união resulte ou que sejamos mais felizes. O casamento é uma festa que celebra o amor de duas pessoas e nesse sentido é bonito, mas ainda não ponderamos essa hipótese.
Oceana Basílio admite: “Faz parte dos meus planos voltar a ser mãe”
A atriz está a gravar a nova novela da SIC e aproveitou uns dias de descanso para rumar ao Algarve.