A 78 dias do início dos Jogos Olímpicos de Londres a chama que arderá durante toda a competição foi hoje acesa.
Tal como manda a tradição, o ritual é realizado na antiga Olímpia, na Grécia – onde se realizaram os primeiros Jogos da história – e só depois parte rumo ao país onde se concretizam as cerimónias.
A chama foi ateada pela atriz Ino Menegaki – que com recurso a um espelho parabólico conseguiu acender a tocha através da luz solar – e entregue ao atleta de nacionalidade grega nascido em Liverpool, Spyros Gianniotis, campeão mundial de natação.
“É um momento muito importante para mim. É muito emocionante, estou a tremer de emoção. É a maior honra para um atleta”, afirmou Ganniotis ao receber a tocha.
Na cerimónia estiveram presentes o presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, o presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Sebastian Coe, várias personalidades britânicas e gregas e representantes de distintas federações desportivas.
A tocha olímpica fará agora um longo percurso até chegar à capital inglesa. Irá passar por locais simbólicos da Grécia, como a Acrópole e o Estádio Olímpico de Atenas, e fará uma viagem de 70 dias por toda a Inglaterra sendo que a sua chegada a Londres está prevista para o dia 18 de Maio.
Os Jogos Olímpicos têm início a 27 de julho e terminam no dia 12 de agosto.
Chama olímpica foi hoje acesa na Grécia
A tocha já se encontra a caminho de Londres para os Jogos Olímpicos
que começam a 27 de julho.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites