Depois de partilhar na sua página de Facebook algumas fotografias do catálogo de alta-costura que protagonizou em Moçambique para a estilista Micaela Oliveira, Rita Pereira começou a ser criticada por muitos dos seus seguidores, que não gostaram do contraste entre o luxo dos vestidos e a pobreza dos figurantes que aparecem nas fotografias. Ao ser atacada, a atriz ainda escreveu nesta mesma rede social que “estas pessoas estavam felizes com a nossa presença e isso é o mais importante.” Ao ver a polémica gerada pelo catálogo, Micaela Oliveira, também através da sua página de Facebook, pediu desculpas à atriz por a ter colocado “nesta situação injusta, pois como excelente profissional que és, não deverias estar sujeita a este tipo de injustiças.”
Contactada pela CARAS, a estilista assegurou que toda a sua equipa foi “muito bem recebida” em Moçambique e que só quis mostrar a cultura local: “Estou cansada desta história, porque nunca foi nosso propósito ferir qualquer tipo de suscetibilidades. Fomos a Moçambique porque fui convidada para encerrar o dia dos estilistas internacionais na Mozambique Fashion Week, onde apresentei a minha coleção, African Beauty, que foi feita propositadamente para este evento, tendo em consideração vários aspetos culturais. E aproveitámos esta viagem para fotografar o catálogo dessa coleção em sítios emblemáticos, como Mafalala, que era a terra do Eusébio. As pessoas estão a ver maldade onde não existe. Só quisemos mostrar a cultura e a realidade daquele povo, captar a sua essência. E fomos muito bem recebidos! Sentimos mesmo o carinho daquelas pessoas que quiseram aparecer nas fotografias. Por isso, tenho a minha consciência tranquila. A Rita foi a Moçambique porque a convidei! E ela foi muito acarinhada por aqueles meninos.”
Já a atriz recusou-se a fazer mais comentários sobre esta polémica, deixando todos os esclarecimentos para a estilista.
Estilista Micaela Oliveira esclarece polémica e defende Rita Pereira
A estilista conversou com a CARAS e esclareceu a polémica que se gerou nas redes sociais sobre o catálogo protagonizado por Rita Pereira em Moçambique.