Cristina Ferreira, de 37 anos, iniciou a sua carreira em televisão há mais de uma década e, passo a passo, foi construindo um percurso muito sólido, tornando-se uma das mulheres de mais sucesso do nosso país. Empresária, apresentadora e diretora de Conteúdos Não Informativos da TVI, Cristina não renega o seu passado e com um sorriso garantiu que têm sido as suas raízes humildes que a têm feito manter os pés bem assentes na terra. Sem receio de que o público se canse da sua imagem, a apresentadora justifica o seu sucesso com a capacidade de se desligar do trabalho assim que chega a casa e se dedica por completo à família, em especial ao filho, Tiago.
– Tem sido um ano em cheio…
Cristina Ferreira – É verdade. Tem sido um ano em que tenho trabalhado muito e colhido os frutos do trabalho que tenho desempenhado desde que entrei no mundo da televisão. As coisas às vezes parece que surgem quase do nada, mas isto dá muito trabalho e é feito e pensado com muita antecedência. Estou muito feliz com tudo o que tenho conquistado, no blogue Daily Cristina, na TVI, com o meu trabalho nas mais diversas áreas, com o sucesso que foi o Dança Com as Estrelas, que vai regressar em breve… E isto não acaba aqui, porque continuamos a trabalhar sempre em busca de mais e melhor [risos].
– Ter sucesso dá trabalho…
– Claro que sim. Saio de casa às sete da manhã e o meu trabalho acaba por volta das 18h, quando regresso a casa. Durante esse tempo não paro um minuto, mas dá para tudo aquilo que eu quero e que acho essencial para me sentir bem e depois enfrentar todos os desafios. Claro que por detrás disto tudo está uma equipa fantástica que me conhece e sabe como agir em qualquer situação. Eu não tenho agenda, está tudo na minha cabeça, mas muito bem estruturado e alinhado. Acho que tudo resulta por isso e porque quando chego às seis da tarde deixo a minha vida profissional e sou mãe por inteiro. É isso que me permite recuperar para o dia seguinte.
– Consegue facilmente compartimentar os papéis de mãe, mulher, apresentadora, diretora, empresária?
– Consigo, porque há horas para cada um deles. Sou a mesma Cristina em todos, sei o papel que desempenho em cada um, que personalidade tenho de adquirir… Está tudo muito bem definido e depois, quando regresso a casa, sou a Cristina mais natural, mais calada de todos.
– Quer dizer que é tímida?
– Sim, desde criança. Eu nem ao telefone falava e hoje apresento um programa de televisão para milhares de pessoas [risos]. Sempre fui muito tímida e às vezes a minha família até brinca comigo e diz que fora de casa falo muito e lá estou calada. Acho que preciso daquele silêncio para acalmar do ritmo de trabalho diário. Esse silêncio vou buscá-lo ao campo onde vivo, à minha casa, à lareira da minha tia, aos momentos com o meu filho, tudo isso é muito importante para mim.
– É isso que faz com que, passados tantos anos, mantenha a essência do início de carreira?
– Sim, eu regresso todos os dias ao sítio de onde saí e acho que isso é importantíssimo. Eu poderia ter-me deslumbrado com tudo o que já conquistei e acho que até seria normal, mas, não sei explicar bem porquê, isso nunca aconteceu. Acho que isso me foi passado pela minha mãe, que me diz que é preciso trabalhar sempre. Mesmo que haja um caminho que me leve ao topo, há alturas com atalhos e aí temos de pensar muito bem, voltar à terra e não largar aquilo que de facto é meu… E isso eu fui gerindo sempre muito bem, pois sei que é daquilo que venho. Costumo dizer que isto podia acabar tudo amanhã que eu não tinha problema nenhum, amanhã estaria a fazer outra coisa.
– Mas não há um receio de que as pessoas se cansem de si?
– As pessoas já se cansaram da Madonna?! [risos]
– Mas sente necessidade de pensar nisso?
– Não e acho que as pessoas percebem a minha verdade e a minha essência e que eu trabalhei para isto, que estou a colher os frutos do meu trabalho. Não gosto de ser considerada um exemplo, mas acho que posso passar este exemplo às pessoas: eu sonhei e consegui. Fui crescendo, subindo degraus, não tive ninguém que me desse a mão, foi tudo à conta do meu trabalho. Venho de um meio sem qualquer ligação à televisão nem a lado nenhum… Foi tudo feito com dedicação e sempre com noção do que queria e onde queria chegar. Sei que tenho uma vida muito mais facilitada do que qualquer outra pessoa neste país, mas isto tudo só aconteceu por mim. É um bocadinho como dizem do Ronaldo, que todos saem dos treinos e ele continua lá. Só se consegue dessa forma, quando temos um foco e achamos que vamos conseguir, e isso eu sempre soube.
– Desejos para 2015?
– Que continue tudo igual e que aquilo que está previsto se concretize.
– Encontrar o amor faz parte?
– O amor faz sempre parte da vida.
Cristina Ferreira: “Poderia acabar tudo amanhã que eu não teria problema nenhum, faria outra coisa”
A apresentadora do programa ‘Você na TV’ e diretora de Conteúdos Não Informativos da TVI não tem receio de que as pessoas se cansem da sua imagem, até porque sabe que acreditam na sua essência.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites