Sempre que possível, é numa casa que possuem na região da Sertã que Manuel Gião, de 44 anos, a mulher, Carlota, de 42, e os filhos, Manuel e Camila, de 12 e oito, respetivamente, passam os seus tempos livres. Ali, o piloto de automóveis consegue dedicar todo o seu tempo à família e recuperar energia para as corridas que se seguem. “Todos os fins de semana vimos para cá. Sabe-nos muito bem sair do stresse da cidade e estarmos em perfeita comunhão uns com os outros. Aqui estamos mais tempo com os miúdos, sem as distrações das televisões e das novas tecnologias. E quando regressamos a Lisboa, parece que estamos renovados”, explica Manuel. Carlota, por seu turno, adianta: “Gostamos muito de estar em família e é dessa forma que vamos para todo o lado. Quando estamos só os dois, o que é raro, a não ser quando jantamos fora, sentimos muito a falta deles.”
Com uma carreira de 32 anos que ainda o apaixona, Manuel Gião confessa que às vezes já equaciona retirar-se: “Claro que penso nisso, mas correr é uma adrenalina muito grande! O meu futuro terá de ser muito bem planeado e dependerá do projeto, que terá sempre que ser ligado ao automobilismo.” Assertiva, Carlota defende: “Eu gostava e acho que fazia sentido. Ele passaria a ter mais tempo para estarmos todos juntos.”
Casados há 14 anos, Manuel e Carlota assumem que já passaram por momentos menos bons, mas que o projeto de construir uma família que assumiram desde cedo acaba sempre por falar sempre mais alto. “Há momentos difíceis, mas acho que com o passar do tempo se vão tornando mais fáceis, pois vermos os nossos filhos a crescer e a gostarem da nossa companhia une-nos muito. E daqui para a frente é sempre a melhorar”, garante Manuel. “Acho que quando esses momentos existem e depois conversamos sobre eles, ficamos com mais força e percebemos que devemos seguir em frente. E depois, em fins de semana como este, percebemos que só faz sentido assim: juntos e em família”, frisa Carlota.
Manuel e Carlota Gião com os filhos: “Só faz sentido assim, juntos e em família”
Foi na região da Sertã, onde a família do piloto possui uma casa, que Manuel e Carlota posaram com os filhos, Manuel e Camila. O piloto diz que algumas das suas melhores recordações estão ligadas a estes espaços.