Marta Cruz já foi mãe duas vezes e nas duas gravidezes enfrentou o mesmo problema: o excesso de peso. No seu blogue, 30 e Duas, a filha de Carlos Cruz partilhou uma fotografia da sua última gravidez e contou que chegou aos 104kg. “Exactamente, e quando chegas aos 104 kgs? Eu, confesso, cheguei na última gravidez. Pasmem, abram a boca, assustem-se, mas é a mais pura das verdades. E ambas as gravidezes aumentei (em cada uma) 32 kgs… Foi surreal!!!”, começou por escrever a antiga manequim, esclarecendo que o texto pretende ser um alerta para outras grávidas.
“Quem engravida ou engravidou, sabe bem que o máximo de peso permitido (no normal, claro) são de 12 a 15 kgs e eu dupliquei esses valores. Tenho as minhas razões para isso ter acontecido, mas que de forma alguma servem como desculpa: calor de Fortaleza (Brasil, onde passei as gravidezes), falta de actividade física (e qualquer outro tipo de actividade) e pensar que ‘ah, depois eu emagreço’. Mas não devia ter pensado assim, não se pode pensar assim! A história de que estamos a alimentar um outro ser é verdade, mas ele precisa de nutrientes que nós, com uma alimentação normal e as vitaminas que tomamos, servem tranquilamente para o propósito. Mas eu exagerei bastante nas doses e no que comia”, continuou.
A verdade é que este aumento de peso levou a que a saúde das filhas, Yasmin e Kyara, estivesse em risco: “Fiz drenagens, massagens, pré-natal, tudo como manda ‘o figurino’, mas a partir do 5.º ou 6.º mês, tudo desequilibrava e eu entrava em máxima velocidade no descontrolo alimentar. E chegou a ser perigoso, porque sofri de pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial e que pode causar problemas no feto). Ao sofrer deste diagnóstico, ambas as minhas filhas foram obrigadas a nascer ao fim das 37 semanas (pois era a única solução) e a Kyara teve mesmo que passar 8 horas na urgência neonatal a receber oxigénio”.
Para terminar, Marta Cruz deixou um conselho a todas as futuras mães. “Quando engravidarem, sejam também acompanhadas por um nutricionista e quem sabe, um psicólogo, porque existem muitas mulheres que têm a comida como uma satisfação emocional (eeeeuuuuzinha), e temos todas que aprender a lidar com isso, já que sem comida ninguém vive”, escreveu.
Marta Cruz irreconhecível
Ex-manequim recordou a sua última gravidez, durante a qual chegou a pesar 104kg.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites