Oksana Tkach. O mais certo é que em breve estas duas palavras deixem de parecer impronunciáveis para passarem a ser um nome associado a uma cara conhecida, a da jovem protagonista do mais recente filme de Joaquim Leitão, O Fim da Inocência. Foi aos 16 anos que Oksana, agora com 20, começou a trabalhar como manequim, na Central Models. Em 2015 recebeu o convite para participar no casting para este filme. “A Mi [Romano] ligou-me a perguntar se alguma vez tinha pensado em representar. Na realidade, nunca me tinha passado pela cabeça! Era o Nicolau Breyner a fazer o casting. Fiquei entusiasmadíssima e fui. Correu bem, gostou de mim, mas infelizmente pouco tempo depois faleceu e o projeto foi suspenso.” Um ano depois, a jovem acabou por fazer duas pequenas participações em televisão antes de pegar neste que é, até à data, o maior desafio da sua curta carreira. “Só comecei a fazer formação já com tudo a decorrer, com a Rita Alagão, que foi o meu suporte e me deu as bases. Foi tudo muito rápido, gravámos o filme num mês.”
Sobre o seu papel, Oksana conta que é muito diferente de si própria. “Saí completamente de mim para fazer este papel. Quando fiz o casting, não sabia que era para uma jovem que gosta de sexo, drogas e álcool. Sou uma pessoa completamente diferente e ao longo do filme percebi que sou muito conservadora. Por isso foi um desafio enorme.”
Em Portugal desde os quatro anos, Oksana estuda Ciência Política e Relações Internacionais e não sabe se irá continuar a representar. “Este projeto deixou-me a pensar, mas não está nada definido. Estou a adorar o curso e vejo-me a exercer nessa área. Seria difícil conciliar as duas áreas, mas vamos ver. Um passo de cada vez.” .
Oksana Tkach: Jovem ucraniana estreia-se no cinema com o filme “O Fim da Inocência”
A jovem manequim, de 20 anos, interpreta uma adolescente que se vê encurralada num mundo de sexo, álcool e drogas.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites