No verão, todos os caminhos vão dar a sul, e, no caso de Sara Biscaia Fraga, a Praia dos Salgados é o refúgio perfeito nesta altura do ano. Desta vez, porém, nestes dias de férias a nutricionista teve apenas a companhia da filha, Rosarinho, de quatro anos, uma vez que, como contou à CARAS, se separou recentemente de Simão Morgado.
“Infelizmente, este tipo de situações acontece cada vez mais hoje em dia. Agora o importante é, sem dúvida, mantermos uma boa relação, pela nossa filha”, referiu Sara, que, sem querer alongar-se muito sobre o assunto, garantiu que continuam a fazer planos a três, como, por exemplo, almoçar, jantar, ir ao cinema e até fazer praia.
– Desta vez as férias foram a duas. Como é que está a ser ter apenas a companhia da Rosarinho?
Sara Biscaia Fraga – É simplesmente perfeito. Ela é, sem dúvida, a minha melhor companhia. Somos muito ligadas e isso ajuda bastante.
– Que tipo de criança é?
– Considero que tenho muita sorte! A Rosarinho é uma crian-ça muito divertida, curiosa, carinhosa, energética e independente. Acho que é por isso que nos damos tão bem, por sermos muito parecidas.
– É uma criança muito exigente?
– Não é nada exigente. As minhas amigas às vezes queixam-se de não poderem levar os filhos a certos locais, como restaurantes ou supermercados, por causa do comportamento deles, e com a Rosarinho passa-se exatamente o contrário. Levo-a sempre comigo para todo o lado e é raro fazer birras ou ficar a chorar por um brinquedo.
– Que tipo de programas fazem?
– Normalmente, fazemos programas ao ar livre, que envolvam desporto. Este ano a Rosarinho começou a ter aulas de ténis e esse é mesmo um dos programas que mais gostamos de fazer. E as idas à praia ou ficarmos na piscina quando está bom tempo também são programas obrigatórios.
– A Rosarinho completou recentemente quatro anos. Sente que têm feito um bom trabalho na educação dela?
– Tanto eu como o Simão tentamos ao máximo darlhe a melhor educação possível. Sem dúvida que estamos a fazer um bom trabalho e isso reflete-se na criança que ela é hoje.
– Ela procura-vos sempre aos dois, independentemente da situação, ou é mais agarrada à mãe ou ao pai em situações distintas?
— Nos primeiros anos, e como é natural, a Rosarinho era muito agarrada a mim, mas à medida que o tempo foi passando também começou a apegar-se muito ao pai. Hoje em dia, quando precisa, procura os dois de igual forma. É muito apegada a nós e nós a ela.
– A Sara tem tempo para sair com os seus amigos ou prefere aproveitá-lo ao máximo com ela?
– Aproveito ao máximo para estar com a Rosarinho, mas claro que há tempo para tudo. Também gosto muito de estar com os meus amigos, por isso o importante é tentar manter o equilíbrio.
– Uma nutricionista também pode “pecar” no verão ou as regras mantêm-se?
– Uma nutricionista pode pecar durante o ano inteiro, o importante é manter o bom senso, e esta é a principal mensagem que eu tento passar nas consultas que dou na minha clínica, a Biscaia Fraga. Fazer uma alimentação saudável e equilibrada, associada a um bom estilo de vida, é fundamental para manter a saúde e uma boa forma física. Se mantivermos uma alimentação cuidada e em dias especiais pecarmos, isso terá pouco impacto negativo nos objetivos que pretendemos atingir. Um dos maiores problemas está em tornarmos rotina a ingestão de produtos prejudiciais.
fotos: Ricardo santos
Sara Biscaia Fraga: “A Rosarinho é a minha melhor companhia”
Recém-separada do ex-nadador olímpico, Sara Biscaia Fraga rumou aos Salgados, no Algarve, para desfrutar de uns dias de praia na companhia de Rosarinho, de quatro anos.