Marcelo Rebelo de Sousa foi distinguido esta terça-feira, dia 30, com o prémio Fernández Latorre pela sua promoção do trabalho desenvolvido entre Portugal e Espanha. O Presidente da República recebeu o galardão das mãos do rei Felipe VI, com quem mantém uma boa relação de amizade, numa cerimónia que decorreu no Museo Santiago Rey Fernández-Latorre, na Corunha, Galiza. “A nossa irmandade nacional e transfronteiriça é uma chamada constante à solidariedade. É bom que assim seja, ver que somos democracias e que entre os chefes de Estado dos nossos povos há um entendimento constante, que tanto potenciou esta afinidade, levando-a mais além de um momento histórico e reafirmando-se no futuro. Esta é a razão por que me sinto tão honrado, mas também feliz, por receber o prémio Fernández Latorre, entregue por uma prestigiada fundação, e das mãos de um ilustre e amigo chefe de Estado, um Estado irmão, num caminho feito mais de futuro do que de passado. A todos expresso a minha mais profunda gratidão”, reconheceu Marcelo durante o seu discurso.
O prémio Fernández Latorre foi criado em honra do fundador do jornal La Voz de Galicia, Juan Fernández Latorre, e já conta com 60 edições.
Marcelo Rebelo de Sousa homenageado pelo rei de Espanha na Galiza
O Presidente da República recebeu ontem o prémio Fernández Latorre pela promoção do trabalho desenvolvido entre os dois países.