Jane Fonda, de 81 anos, foi detida esta sexta-feira, dia 11, nas escadas do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, em conjunto com um grupo de manifestantes que protestavam contra as decisões do governo de Donald Trump no que respeita às questões sobre as alterações climáticas.
De cartaz na mão, e em declarações ao Whashington Post, a atriz garantiu que participará nas manifestações todas as sextas-feiras enquanto permanecer na cidade. De salientar que Jane Fonda encontra-se na capital dos Estados Unidos para gravar a série Grace and Frankie, uma produção da Netflix.
No passado dia 11, foram 16 as pessoas detidas, entre as quais a atriz, uma vez que desobedeceram às ordens da polícia para que desistissem da manifestação e abandonassem o local. “Vamos incorrer em desobediência civil e seremos detidos todas as sextas-feiras”, disse Jane Fonda, à mesma publicação.
A grande inspiração da atriz para participar nestas manifestações foi Greta Thunberg, a adolescente sueca de 16 anos que chamou a atenção de estudantes em todo o mundo para as alterações climáticas, tendo discursado na ONU, no passado mês de setembro. “A Greta disse que temos que atuar como se a casa estivesse a arder”, referiu Fonda. “Chamarei a estes protestos o ‘simulacro de incêndio às sextas'”, continuou. “Vocês não vêem, mas tenho uma armadura que me protege. Tenho 81 anos. Não há nada que me possam fazer. Não importa o que façam”, concluiu.
Está previsto que estas manifestações se mantenham pelo menos até meados de janeiro.