A Gala do Guia Michelin Portugal & Espanha 2023 decorreu ontem no Palácio de Congressos El Greco de Toledo, em Espanha. Apresentado por Berta Collado, a cerimónia distinguiu as melhores propostas de restauração da Península Ibérica, tendo como base cinco critérios de avaliação: a qualidade dos produtos, a mestria na preparação, a personalidade da cozinha, o valor da experiência e a consistência do que é oferecido.
Conheça melhor alguns dos restaurante portugueses distinguidos este ano com a cobiçada estrela:
ENCANTO
Pela primeira vez foi entregue uma estrela a um restaurante 100% vegetariano. Uma honra que coube ao ENCANTO, do chef José Avillez, que tem como chef residente Diogo Formiga. Situado no Largo de São Carlos, em Lisboa, o restaurante é um espaço encantado de alta-cozinha onde as estrelas são os vegetais, e onde se elogia o trabalho de pequenos produtores locais ou de proximidade e se dá palco aos produtos sazonais.
Mesa de Lemos
O restaurante Mesa de Lemos, em Passos de Silgueiros, dirigido pelo chef Diogo Rocha, conquistou também uma estrela Michelin, ostentando ainda uma estrela Verde como reconhecimento de uma gastronomia sustentável, colaborando a favor da defesa do planeta e de um mundo mais sustentável.
AL SUD Palmares
Menos de dois anos desde a sua abertura, o Al SUD Palmares renovou a estrela Michelin e continua a ser o único restaurante na cidade de Lagos com este reconhecimento. Uma distinção que comprova a qualidade do menu de autor, assinado pelo chef Louis Anjos, bem como a singularidade do local em que se insere, junto ao estuário do Alvor e da baía de Lagos.
LOCO
Pelo 7.º ano consecutivo, o LOCO renovou também a estrela Michelin, conquistada pela primeira vez em 2015, apenas oito meses após a abertura do restaurante. O trabalho do chef Alexandre Silva, que prima pela promoção dos produtos nacionais, sustentabilidade e criatividade, volta, assim, a ser reconhecido. Situado na Estrela. em Lisboa, dispõe de um menu de degustação com 16 momentos a €125.
Euskalduna
O chef portuense Vasco Coelho Santo conquista a primeira estrela com a sua cozinha de inspiração basca. O menu de degustação tem um custo de €125.
Feitoria
O restaurante Feitoria ganhou, pelo 11.º ano consecutivo, uma estrela Michelin. Sob comando do chef André Cruz, o restaurante do Altis Belém Hotel & Spa trabalha diariamente para a conjugação de produtos da terra e do mar em perfeita harmonia de sabores, texturas e aromas, culminando neste tipo de distinção.
Confira a lista completa dos restaurantes portugueses distinguidos com estrelas Michelin:
2 estrelas
- Albufeira – Vila Joya
- Funchal – Il Gallo d’Oro
- Leça da Palmeira – Casa de Chá da Boa Nova
- Lisboa – Alma
- Lisboa – Belcanto
- Porches – Ocean
- Vila Nova de Gaia – The Yeatman
1 estrela
- Almancil – Gusto
- Amarante – Largo do Paço
- Bragança – G Pousada
- Funchal – William
- Guimarães – A Cozinha
- Lagoa – Bon Bon
- Lagos – Al Sud
- Lisboa – 100 Maneiras
- Lisboa – CURA
- Lisboa – Eleven
- Lisboa – Encanto
- Lisboa – Eneko Lisboa
- Lisboa – EPUR
- Lisboa – Feitoria
- Lisboa – Fifty Seconds
- Lisboa – Kabuki Lisboa
- Lisboa – Kanazawa
- Lisboa – Loco
- Passos de Silgueiros – Mesa de Lemos
- Portimão – Vista
- Porto – Antiqvvm
- Porto – Euskalduina Studio
- Porto – Le Monument
- Porto – Pedro Lemos
- Porto – Vila Foz
- Praia do Guincho – Fortaleza do Guincho
- Reguengos de Monsaraz – Esporão
- Sintra – Lab by Sergi Arola
- Sintra – Midori
- Tavira – A Ver Tavira
- Vila Nova de Cacela – Vistas Rui Silvestre