Assinalou-se ontem, 24 de agosto, o 32.º aniversário da Independência da Ucrânia. Ironicamente fez ontem também 18 meses que a Rússia invadiu a Ucrânia. Duas datas que o presidente da Ucrânia e a mulher assinalaram em Kiev, numa cerimónia emotiva, marcada pelo carinho e cumplicidade entre o político e a arquiteta. Olena Zelenska e Volodymyr Zelensky: amor em tempo de guerra, que é comovente mas inspirador.
Casados há 20 anos, o presidente, que também era ator, e a arquiteta e guionista, ambos de 45 anos, têm ao longo destes 18 meses revelando uma cumplicidade e espírito de sacrifício únicos. São 18 meses de uma vida sem a rotina normal de uma família e muitos menos de um casal. No entanto, o exemplo de Olena e de Zelensky, que são pais de Oleksandra, de 19 anos, e de Kyrylo, de 10, tem sido muito inspirador.
E ontem, num dia especial, marcado por enorme emoção, o gesto romântico do Presidente para com a mulher encantou a assistência que, mesmo marcada pelas inúmeras mortes desta contenda, sorriu perante este amor em tempo de guerra.
Despercebida não passou também a elegância de Olena que, ao contrário do marido que há muito trocou o visual casual pelo estilo militar, continua a seguir as tendências, mas mostrando sempre um enorme equilíbrio sobre a mensagem que deve trasnmitir a todas as mulheres ucranianas – muitas delas perderam maridos e filhos nesta guerra – e as suas funções enquanto primeira-dama.