A beleza da pele, a sua juventude, a sua evolução ao longo dos anos, a sua capacidade de resistir ao stress e às agressões, estão em grande parte relacionadas com o património genético de cada pessoa. Todas estas qualidades estão codificadas nos seus genes, no coração de cada uma das suas células.
Duas descobertas científicas extraordinárias
1 – A actividade dos genes diminui com a idade
Os Laboratórios de Pesquisa Avançada analisaram a modificação, em função da idade, na actividade de mais de 4400 genes importantes para a pele, em resposta a uma agressão mecânica da epiderme. Conclusão: com a idade, a actividade de certos genes diminui, o que implica que a pele reaja menos eficazmente às diversas agressões.
Gráfico 1
Fonte: Análise comparativa da cinética de resposta dos genes face a uma simulação mecânica, entre indivíduos jovens e envelhecidos. Publicação 2009.
2 – Identificação das proteínas que caracterizam a juventude da pele
A missão principal dos genes consiste em produzir proteínas, algumas das quais detectáveis à superfície da pele. Pela 1ª vez, a Pesquisa Avançada conseguiu descobrir, entre mais de 700 proteínas identificadas, quais as que caracterizam o estado de juventude da pele.
Génifique abre uma nova era científica na cosmética
10 anos de pesquisa – 7 patentes*
Graças às suas descobertas em genómica e proteómica, a nossa Pesquisa Avançada detém actualmente um grau de conhecimento e compreensão único sobre a evolução da pele com a idade.
Este conhecimento permite hoje a Lancôme criar Génifique, o primeiro tratamento que relança a actividade** dos genes e ajuda a estimular*** a produção das proteínas de juventude.
Pela primeira vez: resultados comprovados por um teste proteómico
Gráfico 2
Uma estreia absoluta para um produto cosmético. Os nossos Laboratórios de Pesquisa desenvolveram uma ferramenta de medida única que, a partir de amostras in vivo, analisa à superfície da pele a evolução das proteínas de juventude, reflexo da actividade dos genes. Este estudo inédito demonstra que uma utilização regular de Génifique ajuda a estimular a produção das proteínas características de uma pele jovem.
Estudo clínico sobre as proteínas da pele – 24 mulheres – França – 2 meses.
Resultados: a presença de duas proteínas – a CLSP e a Desmogleína 1 – implicadas na diferenciação epidérmica e na coesão da camada córnea, diminui com a idade. Com Génifique, a sua síntese é novamente estimulada.
*Patenteado ou em decurso de patente em França. **Estudo clínico das proteínas da pele – 24 mulheres – França. ***Teste in vitro sobre os ingredientes.
Saiba mais em www.lancome.com