FOTOS: Chevrolet
Antes do lançamento do Cruze, o Aveo foi o modelo da Chevrolet mais vendido a nível mundial, logo, este novo modelo carrega a responsabilidade de prosseguir o êxito do seu antecessor num segmento tão competitivo como é o dos utilitários. E nesse aspecto, basta um olhar para perceber que estamos perante um utilitário, que aposta num design desportivo, mas também num bom espaço interior para todos os ocupantes. O novo Aveo estará disponível nas versões de dois volumes com cinco portas e de três volumes com quatro portas. Para já, apenas a primeira está à venda em Portugal, mas tivemos a oportunidade de conduzir as duas versões nas estradas dos arredores de Zurique.
Perfeito para percursos citadinos, mas também adequado para viagens de fim de semana, o novo Aveo parece estar feito à medida de condutores jovens. Porém, a versão de três volumes parece perfeita para jovens famílias. Esta nova geração do Aveo assenta num modelo completamente novo, tanto a nível de design exterior, como do habitáculo. Vem dotado com novos chassis e uma gama melhorada de motores, mais económicos e com baixos níveis de emissões.
Não nos restam dúvidas de que o novo Aveo foi pensado para uma condução quotidiana, mas permite-nos uma experiência dinâmica, com soluções práticas e um nível de qualidade geral bastante satisfatório. Quanto a motores, está disponível nas versões 1.2 de 86 cv e 1.4 de 100 cv, divididos em três níveis de equipamentos, LS, LT e LTZ. Na versão 1.4 LTZ existe a opção de caixa de velocidades automática. Mas sobre as motorizações falaremos mais à frente. Quanto a preços, começam nos 12.490 €.
DESIGN EXTERIOR
O visual exterior do novo Aveo transmite a ideia de estabilidade e espírito desportivo. O dois volumes de cinco portas e o sédan de quatro portas apresentam vários elementos de design em comum, que os identificam de imediato como modelos com o cunho da Chevrolet. Salta à vista a grelha dividida ao meio com o emblema da marca, posicionado ao centro e esculpido na barra transversal que separa as aberturas da grelha. Os faróis circulares expostos são outro elemento marcante deste novo modelo da marca da General Motors. Prescindem da tradicional lente de cobertura e são inspirados nos faróis das motos, que lhe conferem um ‘olhar’ agressivo. Todas as jantes incorporam o desenho de cinco raios da Chevrolet e estão disponíveis na versão de 15 polegadas em aço e nas de 15, 16 e 17 polegadas em liga leve.
Ambas as carroçarias do novo Aveo apresentam um design que apela aos mais jovens. Porém, é indiscutível que o dois volumes de cinco portas possui linhas mais agressivas e de forte inclinação. Tal como no Spark, os manípulos das portas traseiras, quase invisíveis, dão-lhe a aparência de um coupé, mas com a funcionalidade de um cinco portas. Os modelos LTZ vêm com frisos cromados na linha de cintura. Seguindo a configuração dos faróis, os farolins traseiros da versão dois volumes estão expostos e consistem em lâmpadas refletoras de dois elementos, emolduradas por contornos pretos de plástico e aros cromados.
A versão sédan apresenta uma aparência mais madura e de classe superior. É mais longo e mais largo (4399 mm x 1735 mm) e dispõe de uma bagageira com 502 litros de capacidade (mais 102 litros que a outra versão). Os farolins traseiros do sédan apresentam óticas de dois elementos. O resultado é uma estética mais apurada, adequada a uma pequena berlina. Ambas as versões apresentam um visual sóbrio, sem a presença de elementos desnecessários.
DESIGN INTERIOR
Talvez seja aqui que o novo Aveo mais desafia os seus concorrentes. Apresenta um habitáculo elegante com bons acabamentos e vários equipamentos que não são usuais neste segmento. O novo Aveo continua a temática do duplo cockpit que tem sido uma das imagens de marca da Chevrolet, herdada do mítico Corvette.
O painel de instrumentos continua inspirado nos das motos, incluindo uma parte analógica e outra com um display digital de grandes dimensões. O volante é de três raios e o cruise control está disponível em todas as versões. O novo Aveo está também muito bem equipado ao nível de locais para arrumação. Inclui uma gaveta situada por baixo do banco e um compartimento sob o piso da bagageira. O tabliê dispõe de um porta-luvas superior com dois compartimentos e tomadas para USB e dispositivos auxiliares, permitindo conectividade com iPods ou smartphones, que podem ser comandados a partir do volante.
Os bancos são confortáveis, apesar de um pouco duros, e estão disponíveis em três tipos de revestimentos, conjugados com a cor do tabliê. Nas versões LT e LTZ existe a opção de bancos aquecidos. O novo Aveo possui ar condicionado de série.
MOTORES
Os motores Ecotec 1.2 e 1.4 litros fazem a sua estreia no novo Aveo. Mais tarde, estará também disponível um novo turbodiesel 1.3, a primeira unidade deste tipo num pequeno automóvel da Chevrolet na Europa.
Já em Portugal, tivemos a oportunidade de testar durante alguns dias o motor a gasolina de 1.2 litros, que se espera que venha a representar o maior volume de vendas da gama Aveo. Debita 86 cv e 115 Nm de binário às 4000 rpm. A marca anuncia que, quando combinado com uma transmissão manual, este motor atinge a velocidade máxima de 183 Km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 Km/h em 13,6 segundos. O consumo anunciado no ciclo combinado é de 5,1 l/100 Km, sendo as emissões de CO2/Km de 119g.
Se em percursos citadinos este motor cumpre perfeitamente, em estrada esperávamos um pouco mais, principalmente ao nível da capacidade de recuperação. Isso faz-nos abusar da caixa de velocidades, o que acaba por se refletir nos consumos, um pouco acima dos que são oficialmente anunciados.
Este é, sem dúvida, o ponto menos positivo num automóvel que, a nível global, é bastante interessante, principalmente a nível de equipamento
PREÇOS (versão dois volumes cinco portas)
Aveo 1.2 LS – 12.490 €
Aveo 1.2 LT – 13.750 €
Aveo 1.2 LTZ – 15.250 €
Aveo 1.4 LTZ – 16.150 €
Aveo 1.4 LTZ Auto – 17.500 €