A Opel Portugal escolheu o Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, para apresentar uma das novas estrelas da sua companhia. O novo Astra GTC, disponível no nosso país a partir deste mês, é muito mais do que uma variante desportiva do Astra de cinco portas. Aliás, em comum têm apenas três elementos: as caixas dos retrovisores, os puxadores das portas e a antena. Tudo o resto foi criado de raiz e o resultado é um coupé bastante atraente e assumidamente desportivo, destinado a quem procura pazer de condução. Para isso, a altura da carroçaria ao solo foi reduzida entre 10 a 15 mm e todas as versões possuem uma configuração especial da suspensão dianteira com HiPerStrut de elevado desempenho, o que nos transmite uma excelente estabilidade, mesmo quando curvamos a uma velocidade mais elevada.
Com um design que herda a ‘lâmina’ Opel do Insignia – uma linha fina e bem definida desde a porta dianteira até à parte inferior do guarda-lamas traseiro –, o GTC possui uma atitude dinâmica, também marcada pelas óticas esguias em forma de olhos de águia. Os faróis dianteiros integram luzes diurnas e o novo sistema de faróis direccionais bi-xénon. Os modelos das jantes, com as ‘generosas’ medidas de 18 e 20 polegadas, também são exclusivos.
No mercado português, a gama Astra GTC é composta por três motorizações – duas a gasolina e uma unidade turbodiesel – com potências entre 140 e 180 cv.
A versão que ensaiámos, com a motorização turbodiesel 2.0 CDTI, equipada com caixa manual de seis velocidades, disponibiliza 165 cv de potência. A inclusão da tecnologia Start/Stop permite uma redução considerável nos consumos, especialmente em condução urbana. Segundo a marca, consome apenas 4,8 l/100 Km e emite 127 g/Km de CO. O depósito de combustível tem uma capacidade de 56 litros, logo, este GTC tem autonomia para cerca de 1100 Km.
A motorização 1.4 a gasolina também possui o sistema Start/Stop e debita 140 cv de potência. Consome 5,9 l/100 Km e emite 139 g/Km de CO. Já a versão 1.6 Turbo, apresenta 180 cv de potência e 220 km/h de velocidade máxima.
O novo Astra GTC está dotado de avançados sistemas de auxílio à condução. Destaco a câmara dianteira Opel Eye, que possui agora a função de reconhecimento de sinais de trânsito. Para além disso, existe também a função de aviso de saída de faixa e a indicação da distância para o automóvel da frente.
Apesar de ser um coupé compacto, o Astra GTC apresenta um habitáculo espaçoso, capaz de instalar confortavelmente cinco pessoas. Há espaço suficiente para duas cadeiras de criança, o facto de ter apenas duas portas é que, como é natural, dificulta um pouco a sua instalação. A capacidade da bagageira vai dos 370 aos 1235 litros (com os bancos traseiros rebatidos) e a capacidade para arrumação no habitáculo também aumentou em relação ao modelo anterior.
O GTC é um carro confortável. Os bancos oferecem um dos mais vastos leques de ajustes do segmento, capazes de proporcionar uma condução agradável a pessoas de todas as estaturas. Os materias são de excelente qualidade e os novos tecidos e cores conferem ao GTC um ambiente mais desportivo. A consola central é bastante completa, mas a quantidade de botões requer alguma habituação. O Astra GTC vem bastante bem equipado de série, mas também estão disponíveis vários packs de equipamento opcionais.
O Astra GTC é, sem dúvida, um coupé desportivo com bastante garra, que se adapta a uma condução citadina, mas tem na estrada o seu habitat natural. Quanto a preços:
Astra GTC 1.4 Turbo Start/Stop – 25.100 €
Astra GTC 1.6 Turbo – 26. 600 €
Astra GTC 2.0 CDTI Start/Stop – 32.700 €
Na Primavera de 2012 junta-se o 1.7 CDTI de 130 cv, equipado com tecnologia Start/Stop.
A versão de alta performance OPC, com 280 cv, será igualmente lançada no decorrer deste ano.