Seja-se ou não apreciador dos modelos da Mercedes-Benz, é difícil ou quase impossível ficar indiferente a este SL 350. É, de facto, um carro inconfundível que faz desviar olhares por onde quer que passemos e acreditem que conduzi-lo se revelou uma experiência verdadeiramente entusiasmante.
Esteticamente, esta nova geração do SL mantém a forma esguia e alongada, com grandes entradas de ar e faróis felinos com tecnologia LED, atributos que lhe conferem uma frente imponente e marcante. Esta nova geração do SL mantém o ADN da versão original, lançada em 1954, mas apresenta um estilo muito mais desportivo e representa literalmente o significado da sigla SL, sporty lightweight, pois a nova carroçaria em alumínio representa menos 110 kg de peso em relação à geração anterior e mostra melhores resultados em termos de robustez, segurança e conforto.
Na
traseira, o que mais chama a atenção é a dupla saída de escape, mas são muitos
mais os pormenores que o embelezam, principalmente se vier equipado com o Pack
desportivo AMG, disponível por 6.422 euros, como é o caso da unidade ensaiada.
Se o exterior do SL impressiona, o mesmo acontece quando nos sentamos ao
volante. Aqui tudo foi pensado ao pormenor para que os dois ocupantes se sintam
o mais confortáveis possível. Os bancos em pele perfurada são amplos e
apresentam as mais variadas regulações elétricas, o que lhes permitem
adaptar-se corretamente ao corpo de qualquer pessoa. Viajar a bordo do SL,
mesmo nas viagens mais longas, é um prazer, até porque o habitáculo é bastante
espaçoso, quase nos fazendo esquecer que estamos num carro de apenas dois
lugares. A posição de condução também não nos merece qualquer reparo.
Quanto
ao tablier, segue a linha do que é habitual na marca, com comandos práticos e
intuitivos e materiais de qualidade irrepreensível. Os dois bancos são
separados por uma consola central que integra os comandos de abertura e fecho
da capota e o seletor da excelente caixa automática de velocidades 7G- Tronic
Plus, que também pode ser comandada através do volante. Existem vários espaços
para arrumação de objetos, o que é bastante útil quando se tem uma bagageira
com capacidade para 339 litros.
E
ainda antes de abrirmos a capota, convém destacar que este SL apresenta como
opção o teto Vario panorâmico com Magic
Sky Control, que é um teto transparente que pode ser escurecido com o simples
premir de um botão. Esta opção oferece sombra e impede o aquecimento do
interior devido à incidência dos raios solares. Um extra que está disponível
por 2.642 euros.
E
eis que chega o momento de abrirmos a capota e ver um coupé desportivo
transformar-se num impressionante roadster descapotável. Uma operação que
demora menos de 20 segundos e pode ser acionada fora do carro através do
controlo remoto. No entanto, ao contrário de muitos cabrios disponíveis no
mercado, a capota do SL só pode ser recolhida com o carro totalmente parado.
A
condução a céu aberto torna-se mais confortável com o defletor de vento elétrico
colocado atrás dos bancos, disponível por 569 euros, e com o sistema AIRSCARF,
ideal para os dias mais frios. Graças a este sistema, que consiste em dois
defletores no apoio da nuca, o ar quente envolve o pescoço e a cabeça.
Em
termos de dinâmica o SL 350 também não desilude. Equipado com um motor V6 a
gasolina com 306 cv de potência, permite-nos atingir uma velocidade máxima de
250 Km/h e acelerar dos 0 aos 100 Km/h em apenas 5,9 segundos. Para ajudar na
redução dos consumos, vem equipado com o sistema Start/Stop. A marca anuncia um
consumo combinado na ordem dos 7,5 l/100 Km, mas durante este ensaio ficámos
mais perto dos 9,0 l/100 Km.
Como
seria de esperar, o SL vem equipado com vários sistemas de assistência e
segurança, assim como com o sistema de multimédia e navegação Comand Online.
Quanto
a preços, o Mercedes SL 350 está disponível desde 121.000 euros. A unidade
ensaiada, com os extras mencionados e mais alguns custa qualquer coisa como 137.376
euros. Valores proibitivos para a maioria do comum dos mortais, ainda para mais
nos tempos que correm. Porém, vale a pena sonhar e, por enquanto, sonhar ainda
não tem preço…