O presidente da República lamentou profundamente na segunda-feira as explosões registadas na maratona de Boston, que causaram pelo menos dois mortos e cerca de uma centena de feridos.
“É uma notícia que nos chega muito incompleta ainda. Durante a maratona terão explodido várias bombas, existem pelo menos dois mortos, lamento profundamente que tenha acontecido”, afirmou o chefe de Estado português em declarações aos jornalistas num hotel em Bogotá, poucas horas depois de ter aterrado na Colômbia, país que visita oficialmente até quinta-feira.
Questionado se terá sido ou não um ato terrorista, Cavaco Silva sublinhou existirem ainda “muitas dúvidas” sobre o que de facto aconteceu.
Governo português manifesta “profundo pesar” pelas vítimas
O Governo português manifestou hoje o “seu profundo pesar” pelas vítimas das explosões na segunda-feira na final da Maratona de Boston, nos Estado Unidos, que causaram já três mortos e mais de 100 feridos.
“O Governo Português expressa a sua consternação com as explosões ocorridas em Boston, durante a realização da maratona”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), num e-mail enviado hoje à agência Lusa pelo seu porta-voz.
Na nota, o MNE adianta que o “Governo português manifesta o seu profundo pesar às vítimas e às suas famílias nesta hora de inesperado sofrimento”.
Austrália expressou condolências pelas mortes
A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, expressou hoje as suas condolências pelas mortes causadas pelas duas explosões ocorridas na segunda-feira durante a Maratona de Boston.
“As nossas condolências às famílias dos que morreram. Os nossos pensamentos estão com aqueles que ficaram feridos”, disse Gillard citada em comunicado.
A primeira-ministra australiana também salientou, citada pela agência AAP, que estas explosões “colocaram uma grande sombra sobre um dos maiores eventos desportivos do mundo”.
Presidente francês manifestou “total solidariedade” aos EUA
O presidente francês, François Hollande, manifestou hoje a “total solidariedade de França às autoridades e ao povo norte-americanos” na sequência das explosões ocorridas durante a Maratona de Boston.
Em comunicado, o chefe de Estado francês expressou a sua “viva emoção depois das explosões que afetaram a cidade de Boston” e que causaram, pelo menos, três mortos e mais de 100 feridos.
“Nestas circunstâncias trágicas, o chefe de Estado apresenta as suas condolências às famílias das vítimas e exprime a total solidariedade de França às autoridades e ao povo norte-americanos”, conclui a nota oficial.
Cavaco Silva lamenta profundamente mortos e feridos na Maratona de Boston
As autoridades já confirmaram pelo menos três mortos e 100 feridos.