Dizem os amigos que sempre foi fadista, mas a própria Cristina Nóbrega não o sabia. Sempre cantou, sempre gostou de cantar, mas não em público, e apesar de descobrir o fado aos 20 anos, só aos 40 edita o seu primeiro CD, que conquista o Prémio Amália Revelação de 2009. A partir daí nunca mais pára. Começa então um percurso artístico que a apanha a meio de uma vida estruturada noutro sentido, mas ainda assim a tempo de ser a primeira portuguesa a levar o fado a Pequim, um dos muitos lugares do mundo por onde tem cantado. A fadista editou recentemente o seu terceiro CD, Um Fado para Fred Astaire, com temas inéditos de fado tradicional, marchas de Lisboa e ainda um dueto inédito com a diva cubana Omara Portuondo.
O CD – “Lágrima”
É, para mim, o melhor álbum de fado de todos os tempos. Todas as letras são de Amália Rodrigues e as composições do grande guitarrista e compositor Carlos Gonçalves. Pela sua simplicidade, Lágrima é talvez o fado mais cantado no mundo. Grito é impressionante e arrasador. Nunca o cantei, porque não estou preparada. Tem tudo do sentir português. Carlos Gonçalves, por quem tenho uma enorme estima e admiração, compôs dois temas do meu CD anterior e ainda hoje me dá a honra de me acompanhar em alguns concertos.
O Filme – “O Pátio das Cantigas”
O ambiente dos bairros lisboetas, a ingenuidade e simplicidade de um tempo que acabou… Maravilhosas as interpretações de Laura Alves, Vasco Santana, António Silva e Ribeirinho num filme dirigido em 1942 por Francisco Ribeiro.
O Livro – “Os Maias”
De Eça de Queirós. Pela inteligência, sátira, sentido de humor, crítica social e atualidade.
A Viagem – Cuba
Pessoas encantadoras, música maravilhosa, praias lindas, mangas e mojitos que não se esquecem. Quero voltar à ilha!
O Restaurante – Senhor Peixe
No Parque das Nações, em Lisboa, peixe vindo de Setúbal ainda a saltar. Rua Pimenta, 35 (tel.: 218955892).
O Bar – Mar a Mais
Na Ilha do Farol. Porque ainda há sítios assim, perfeitos e às riscas vermelhas e brancas.
O “Hobby” – Apanhar ondas
Adoro fazer ‘carreirinhas’ na praia. Apanhar a onda quando esta começa a desfazer-se e deslizar a grande velocidade até ao limite do possível…
A escolha de… Cristina Nóbrega
Iniciou aos 40 anos uma carreira de fadista que já a levou a palcos um pouco por todo o mundo. “Um Fado para Fred Astaire” é o seu novo CD.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites