
Giorgio Damásio
Campiso Rocha
Formado em Ciências Políticas, com especialização em Política Internacional, Giorgio Damásio cedo descobriu que a sua verdadeira paixão passava pela ciência gastronómica. Trabalhou no famoso Hotel Cipriani, em Veneza, no Reid’s Palace, no Funchal, no Hotel Eden, em Itália, e durante uma década à frente da cozinha do Lapa Palace, em Lisboa. Casado com uma portuguesa e pai de duas filhas, o chef é atualmente o responsável pela carta do restaurante A Mercantina, situado em Alvalade.
O Restaurante – Horta, em Loures
Além da Mercantina e do Populi, por razões óbvias, gosto de ir com a família ao restaurante Horta, em Loures. Um espaço com um ambiente familiar e uma cozinha simples, mas saborosa. Tem um arroz de coelho à moda do chef de que gosto muito e no inverno acendem a lareira, o que me leva de volta ao ambiente familiar de Itália.
O Bar – Ainda não encontrei…
Ainda não encontrei um bar de eleição em Lisboa. Não existem bares de aperitivos como em Itália. Um dia talvez abra um. Em Itália existe o hábito de passar por estes bares no fim do dia. Por norma, os clientes pagam as bebidas e o bar oferece os petiscos que podem ser pratinhos de massa, saladas frias ou focaccias.
O CD – Bakermat – “One Day”
Começámos a ouvir esta música na cozinha durante o verão passado e ficou uma espécie de hino no arranque do serviço. É muito boa onda, transmite boas vibrações. Mas oiço um bocadinho de tudo, do fado ao jazz. Sou muito eclético, tudo depende do estado de espírito.
A Peça de teatro – “Seis Personagens à Procura de um Autor”
Tive uma professora que nos levava ao teatro e esta peça marcou-me desde essa altura. É uma das peças mais conhecidas de Luigi Pirandello. Relata um ensaio de teatro que é invadido por seis personagens que, rejeitadas pelo seu criador, tentam convencer o diretor da companhia a encenar as suas vidas, mostrando que merecem uma hipótese.
O Livro – A Bíblia
Tenho formação católica, mas na juventude deixei a religião de lado e até cheguei a duvidar da existência de Deus. Ao longo dos anos aconteceram várias coisas que me fizeram voltar a acreditar e fui redescobrindo a religião, sentindo-me agora mais completo. Reler a Bíblia fez parte deste processo.
O Hotel – Hotel Hacienda Benazuza, em Sevilha
Casei-me em 2004 e, nesse ano, assumi o cargo de chef executivo no Lapa Palace. Foram cerca de sete meses sem folgas e, quando consegui um fim de semana livre, por indicação de colegas do hotel, eu e a minha mulher rumámos ao El Bulli Hotel Hacienda Benazuza. Uma combinação de arquitetura, excelência no serviço e cozinha de autor contemporânea. Os pequenos detalhes deste hotel fizeram da nossa estada uma experiência única e inesquecível.