Manuel Gião começou cedo a correr em karts, tendo sido quatro vezes Campeão Nacional e vencido uma vez a Taça de Portugal. Mais tarde, estreou-se nos automóveis na categoria Fórmula Ford. Com várias vitórias no percurso, o piloto passou por outras importantes competições, entre as quais o Campeonato Europeu de Fórmula Opel, a Super Formula, o World Series e a Fórmula 3000 Italiana. Em 2004 mudou-se para as competições GT, nas quais conquistou vários títulos ao longo dos anos, tornando-se o piloto com mais vitórias de sempre neste campeonato. Casado e com dois filhos, Manuel Gião conquistou recentemente o título de Vice-Campeão da Seat Leon Eurocup.
A Cidade – Lisboa
Vivi muitos anos fora de Portugal e aproveitei para conhecer muitas cidades. Confesso que, até agora, não encontrei nenhuma tão bonita como Lisboa, que fica perto do rio e do mar, tem muita luz, história e cultura. Não a troco por nenhuma.
O Filme – “Gladiador”
Já tem uns anos, mas é um filme que me inspira, pela coragem e espírito guerreiro. É um filme que tenho bem guardado em casa e ao qual recorro quando tenho desafios importantes na minha profissão.
O Circuito – Spa Francochamps
Sou um piloto privilegiado pois, ao longo da minha carreira, tive oportunidade de competir nos melhores circuitos de todo o mundo. Tenho preferência pelos circuitos com curvas rápidas, gosto muito do Autódromo do Estoril, mas retirava-lhe a curva que se chama ‘nova variante’ e trocava-a pela famosa ‘curva do tanque’. O que mais gosto é o Spa Francochamps, na Bélgica, por ser mais desafiante!
O Livro – “O Amor nos Tempos de Cólera“
Pela magia das palavras do autor, Gabriel García Márquez.
O Restaurante – La Orza
Tenho vários amigos com excelentes restaurantes em Portugal e, não querendo ferir suscetibilidades, escolho um além-fronteiras. Fica em Valência, perto do Circuito de Velocidade. O dono, o Sr. Angel, é também o chef de cozinha, e os pratos do dia só são escritos na lista depois de ele chegar da montanha e da praça, por volta das 11h00. Uma vez vi-o chegar carregado de sacos e um molho de espargos no bolso da camisa! Virou-se para mim e disse “não saias daí que vou fazer uns revueltos com estes espargos que nunca mais te vais esquecer!” O que, de facto, se confirmou.
O ‘Hobby’ – Desporto
Pratico natação, gosto das aulas de Spartans e Bosu, ando de bicicleta, faço enduro de moto e esqui aquático na Sertã, mas o favorito dos favoritos é o karting.
A escolha de… Manuel Gião
Os ‘hobbies’ e preferências culturais e de lazer do piloto, de 43 anos, refletem a sua experiência de três décadas no mundo do automobilismo.