O príncipe Eduardo e a mulher, Sophie Rhys-Jones, foram recebidos ontem em Gibraltar para uma visita oficial que está integrada nas comemorações do Jubileu de Diamante da rainha Isabel II. A viagem à colónia britânica é considerada polémica depois das tensões atuais entre Espanha e Gibraltar devido ao conflito pesqueiro nas águas próximas da península quando as autoridades da colónia britânica impediram alguns pescadores espanhóis de exercerem a sua atividade.
A polémica com o governo espanhol levou à anulação da viagem da rainha Sofía de Espanha a Inglaterra para participar no banquete que a soberana britânica ofereceu à realeza mundial no passado dia 18 de maio, no castelo de Windsor.
No entanto, os habitantes de Gibraltar mostraram-se muito entusiasmados com a visita dos condes de Wessex. “É a nossa família real, queremos mostrar-lhes que somos simpáticos e carinhosos”, afirmou uma jovem.
Hoje está previsto que os condes de Wessex coloquem a primeira pedra do monumento que assinala o Jubileu de Diamante da rainha Isabel II. Mais tarde, Eduardo e Sophie assistirão ao desfile anual da rainha e à festa no jardim da residência oficial do governador de Gibraltar, Adrian Johns.
A visita oficial de três dias termina na próxima quarta-feira com uma reunião de líderes religiosos e a inauguração de um novo tribunal.
Príncipe Eduardo e Sophie Rhys-Jones visitam Gibraltar
Na sequência das comemorações do Jubileu da rainha Isabel II, os condes de Wessex foram recebidos com entusiasmo pelos habitantes da colónia britânica.