O Palácio Real de Madrid recebeu na noite de segunda-feira, dia 16, um jantar em honra de Marcelo Rebelo de Sousa, organizado pelos reis de Espanha. Felipe VI e Letizia deram as boas-vindas ao Presidente de Portugal no Salão do Trono, onde personalidades espanholas e portuguesas tiveram a oportunidade de cumprimentar os monarcas e Marcelo. Mariano Rajoy, presidente do governo espanhol, esteve entre os presentes. Após a receção, a sala de jantar, com cerca de 400 m2 e considerada por muitos “a mais bela da Europa”, acolheu os convidados.
Durante o discurso, Felipe VI procurou salientar a boa relação que existe entre os dois países. “Seja muito bem-vindo a Espanha sr. Presidente. Eu e a rainha esperamos que se sinta como se estivesse em vossa casa”, começou por referir, recordando de seguida a distinção que recebeu durante a visita de Estado que fez a Portugal em 2016: “Quero agradecer-lhe sinceramente pela sua generosidade em conceder-me o Grande Colar da Ordem da Liberdade, uma distinção que reconhece a defesa da liberdade, democracia e direitos humanos. Recebo essa honra com orgulho e ciente de que é um reconhecimento para a Espanha e todos os espanhõis que, durante décadas, fizeram seus os valores distinguidos por esta condecoração”. Para terminar o discurso, Felipe VI voltou a dar as boas-vindas a Marcelo, desta vez em português.
Esta é a primeira vez, desde 2006, que um Presidente português visita o país vizinho. Esta terça-feira, dia 17, Marcelo visitará o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia com Felipe VI. À noite, será a fez do Presidente de Portugal ser o anfitrião de um jantar de gala em honra dos monarcas de Espanha no Palácio Real El Pardo.