No dia 2 de junho de 1953, Isabel II tornou-se rainha de Inglaterra em Westminster Abbey e protagonizou um marco histórico no Reino Unido e no mundo. Este ano, celebram-se 65 anos desde a coroação e relembramos 20 factos sobre a cerimónia.
1. A rainha sucedeu ao trono a 6 de fevereiro de 1952, quando o seu pai, o rei George VI morreu. Como a monarca estava no Quénia, foi a primeira pessoa em mais de 200 anos a suceder ao trono fora do país.
2. A coroação decorreu apenas a 2 de junho de 1953, de forma a respeitar o luto de Isabel II pelo pai.
3. A rainha Maria, avó de Isabel, foi a primeira rainha a ver uma neta ascender ao trono. Com 81 anos, acabou por falecer antes da coroação.
4. O príncipe Carlos foi o primeiro a testemunhar a coroação de uma mãe como rainha.
5. A cerimónia foi a primeira a ser transmitida na televisão e um marco na história da transmissão televisiva. 27 milhões de pessoas viram a emissão no Reino Unido, sem contar com os muitos milhões que assistiram à cerimónia no resto do mundo.
6. Mais de 2 mil jornalistas e 500 fotógrafos de 92 países estiveram presentes. Entre eles, esteve Jacqueline Bouvier (mais tarde, a Primeira Dama dos Estados Unidos da América, Jacquie Kennedy), a trabalhar pelo Washington Times-Herald.
7. A rainha e o Duque de Edimburgo foram levados do Palácio de Buckingham para Westminster Abbey na carruagem de ouro, a Gold State Coach, puxada por oito cavalos cinzentos chamados Cunningham, Tovey, Noah, Tedder, Eisenhower, Snow White, Tipperary e McCreery. Isabel descreveu recentemente a viagem como “horrível“. “Definitivamente [aquela carruagem] não é para viajar. Não é muito confortável“, disse recentemente num documentário produzido pela BBC.
8. Às 11h15 começou a cerimónia, que estava dividida em seis partes: reconhecimento, juramento, unção, investidura (que inclui a coroação), entronização e a homenagem. Ao todo, foram cerca de três horas.
9. O vestido usado pela rainha foi criado pelo estilista britânico Norman Hartnell. Feito de cetim branco e com os emblemas do Reino Unido e da Commonwealth bordados em fio de ouro e prata, foi usado já seis vezes por Isabel II desde o dia da coroação.
10. O bouquet da coroação era composto por flores brancas: orquídeas e lírios-do-vale de Inglaterra, jasmins-de-madagascar da Escócia, orquídeas do País de Gales e cravos da Irlanda do Norte e da Ilha de Man.
11. O óleo de unção usado na cerimónia contém laranja, rosas, canela, almíscar e âmbar-cinzento. Normalmente, é feito para servir várias coroações, mas em maio de 1941, um ataque com uma bomba destruiu o frasco que continha o óleo, por isso, tiveram de produzir um novo. Desta forma, Isabel II, que foi coroada em 53, não recebeu a unção com óleo do mesmo lote que o seu pai, que tinha sido coroado em 1937.
12. A princesa Ana, que tinha 2 anos, não participou na cerimónia porque foi considerada demasiado nova.
13. O príncipe Carlos, de 4 anos, recebeu um convite especial para crianças, pintado à mão.
14. Um total de 8 mil 251 convidados estiveram presentes. 129 países e territórios estiveram oficialmente reprensentados na cerimónia de coroação.
15. A coroação da rainha Isabel II foi a quarta em que a princesa Maria Luísa esteve presente. A neta da rainha Victoria já tinha visto as coroações do rei Eduardo VII (1902), do rei George V (1911) e do rei George VI, em 1937.
16. O anel da coroação foi colocado no quarto dedo da mão direita da rainha. Esta jóia é usada desde 1831, com exceção da rainha Victoria, que tinha os dedos demasiado finos.
17. A rainha usou pelo menos duas coroas nesse dia. No caminho para Westminster, a ‘Diadema de Diamante’, e no momento da coroação foi usada a coroa de Santo Eduardo, feita de ouro maciço e que, segundo o site oficial da Casa Real, pesa mais de dois quilos.
18. Isabel, de 25 anos, levava o manto manto real às costas, a coroa na cabeça, o ceptro na mão direita e o orbe, uma joia redonda de tamanho considerável, na mão esquerda. A vida da monarca não foi facilitada: “Lembro-me de um momento em que ia a caminhar pela passadeira e não conseguia mover-me de todo… Eles não pensaram bem nisso“, disse recentemente em entrevista à BBC.
19. Após a cerimónia, o caminho que levou a rainha de volta ao Palácio de Buckingham foi desenhado de forma a que a procissão fosse vista pelo maior número de pessoas em Londres. Os 16 mil participantes demoraram duas horas para completar a rota de 7,2 quilómetros .
20. Nessa viagem, Isabel II usou o Robe Imperial de Veludo Roxo. Os detalhes levaram cerca de 3 mil e 500 horas para bordar, por uma equipa de 12 costureiras da Escola Real de Costura.