Iñaki Urdangarin, de 50 anos, foi preso devido a crimes de corrupção, mais especificamente peculato, prevaricação e fraude na administração pública, no âmbito do caso Nóos.
Esta manhã, de dia 18 de junho, o marido da infanta Cristina deu entrada na prisão de mulheres Brieva, em Ávila, na pequena secção destinada a homens. O evento ocorreu cerca seis dias após se saber a sua sentença – cinco anos e 10 meses – pelo Supremo Tribunal de Espanha.
Ao chegar esta manhã ao aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, Urdangarin vestia-se informalmente, com um pólo cinzento, calças de ganga e ténis escuros. De semblante sério, entrou num carro preto que o terá levado até ao estabelecimento prisional.
Agora, após ser feita a sua ‘ficha’, deverá passar a primeira noite no módulo de admissões e só depois passará à ala prisional propriamente dita, após aceitar as normas de comportamento, higiene e organização. Caso se considere que, por razões de segurança, este não é o estabelecimento prisional indicado, Urdagarin pode ser transferido para outro.