Harry e Meghan planeiam fazer algumas alterações em Frogmore Cottage, nomeadamente na zona do jardim. E Ian Ratcliffe, gestor de projeto da Royal Household, disse, através de uma carta para a equipa de planeamento do conselho à qual a imprensa teve acesso: “Consideramos que a segurança nacional pode estar comprometida se for dado acesso público aos planos, outros desenhos e documentos relacionados com este projeto”.
Ainda assim, os media conseguiram ter acesso às informações presentes nessa mesma carta, partilhada no Mail Online. E o palácio de Buckingham tem algo a dizer. Através de um porta-voz, explicaram “A carta submetida para o conselho, e a linguagem usada, são o padrão em pedidos de planeamento para qualquer residência real. Mantendo o processo usual, os detalhes não serão revelados por motivos de segurança“.
Ora, caso seja feita uma mudança que necessite de aprovação, é obrigatório o pedido de planeamento, segundo a lei – se for recusado, as autoridades podem emitir uma nota de reforço para que as mudanças sejam revertidas. No caso de Harry e Meghan, é possível que o pedido de planeamento seja uma mera formalidade, já que as autoridades devem estar a ser constantemente atualizadas acerca da mínima alteração.