O rei Carlos Gustavo da Suécia tomou uma importante decisão. A partir de agora, alguns dos seus netos, mais concretamente os filhos do príncipe Carl Philip e da princesa Madalena deixam de pertencer à Casa Real e, por isso, perdem o título de Alteza Real, de acordo com um comunicado difundido na manhã desta segunda-feira pela coroa sueca.
O propósito destas mudanças é “deixar claro quem são as pessoas que estão dentro da Casa Real e que realizam tarefas oficiais, representando o chefe de Estado”, refere a mesma nota.
Assim, os príncipes Leonore, de cinco anos, Nicolás, de quatro e Adrienne, de um (filhos de Madalena da Suécia e Chris O’Neill) e os príncipes Alexander, de três anos e Gabriel, de dois (filhos de Carl Philip e da princesa Sofia) já não pertencem à Casa Real e não se espera que quando cresçam realizem tarefas em representação do rei.
No entanto, continuam a ser membros da família real e a usar os títulos nobiliárquicos que o avô lhes outorgou. Leonore é duquesa de Gotalândia, Nicolás é duque de Ångermanland, Adrienne, duquesa de Blekinge, Alexander, duque de Södermanland e Gabriel é duque de Dalarna.