A pandemia veio alterar a agenda oficial dos reis de Espanha, que se tem visto bastante reduzida. Em 2019, de acordo com a Vanitatis, Felipe VI e Letizia costumavam ter em média, entre quatro e cinco eventos por semana. Agora, perante o difícil momento que o mundo atravessa, a agenda dos monarcas nunca excede os três eventos semanais.
A Casa Real de Espanha quer evitar a todo o custo que seja necessário regressar apenas às reuniões por videochamadas, como aconteceu durante os meses de março e abril, pelo que definem muito cuidadosamente quais são os atos em que os reis devem marcar presença. No entanto, e ainda que não seja possível vê-los diariamente, isso não significa que não continuem a trabalhar.
De acordo com declarações de fontes próximas da rainha à publicação espanhola, Letizia costuma passar o dia no palácio da Zarzuela, onde tem o seu escritório, local que nunca foi visto, uma vez que as reuniões por videochamada durante a quarentena eram feitas a partir do gabinete do rei.
A Vanitatis revela ainda que a rainha começa o dia pelas 7h e, quando não tem nenhum compromisso, toma o pequeno-almoço com a família e de seguida leva a princesa Leonor e a infanta Sofía ao colégio de Santa María de los Rosales, localizado a poucos quilómetros do palácio. Após deixar as filhas na escola, a monarca regressa a casa para trabalhar, umas vezes sozinha e outras em conjunto com o rei, quando se trata de atos em que marcarão presença juntos. Grande parte do tempo dedica a dar “seguimento a assuntos que tratou na sua agenda”, explicou a Casa Real à publicação espanhola.
Também se dedica a resolver problemas de última hora, como aconteceu na semana passada, quando estava previsto que os reis viajassem em conjunto para Sevilha, para presidirem à abertura da Tourism Innovation Summit, onde o rei iria fazer um discurso. Perante a impossibilidade de Felipe VI viajar devido a um contacto com uma pessoa infetada com Covid-19, a rainha viajou sozinha e, no dia anterior, preparou o seu discurso.
Por vezes, a monarca sai para fazer compras. Ainda que não o faça muitas vezes, esta é uma atividade também relacionada com o seu trabalho, uma vez que precisa de decidir quais os visuais que vai utilizar em atos oficiais.