Estiveram casados 73 anos, mas a relação entre Philip e uma jovem Isabel não teve um início fácil. A herdeira da coroa britânica teve de lutar para conseguir casar com o jovem oficial da marinha. O pai de Isabel, o rei Jorge VI, tinha reservas sobre o pretendente, mas, como a biógrafa Sally Bedell Smith, autora de Elizabeth the Queen, disse à People: “Ela apaixonou-se aos 13 anos e nunca olhou para mais ninguém”.
Também o falecido Sir Edward Ford, secretário particular do duque de Edimburgo de 1952 a 1967, confirmou o nervosismo sentido por alguns elementos da casa real, nomeadamente por causa da aproximação das irmãs de Philip ao nazismo. “Alguns estavam muito preocupados. A linha era ligeiramente ténue naquele ponto. Portanto, era natural que a geração mais velha – os amigos do rei como Lord Salisbury – se preocupasse com o facto da pessoa com quem a rainha estava ser totalmente adequada. Então, eles andaram a investigar para ver como ele era. ”
O casal teve o casamento real mais longo da história, tendo celebrado seu 73º aniversário de casamento em novembro de 2020. Quando casou com Isabel, Philip abdicou a cidadania grega e abraçou a britânica.