A princesa Mary da Dinamarca quebrou o silêncio sobre a polémica decisão tomada pela rainha Margarida de retirar os títulos aos quatro filhos do seu cunhado, o príncipe Joaquim. Na manhã desta sexta-feira, dia 30, a princesa participou na inauguração de uma conferência internacional da juventude, no espaço de exposições Øksnehallen, em Copenhaga, onde respondeu às questões dos jornalistas.
“No momento certo, também vamos rever os títulos dos nossos filhos. Entendo que é uma decisão difícil de tomar e muito difícil de receber”, afirmou, mostrando-se visivelmente afetada pela crise familiar que gerou a decisão tomada pela rainha Margarida.
“A mudança pode ser difícil e realmente pode ser dolorosa, mas isto não quer dizer que a decisão não seja a correta. No momento certo, também vamos rever os títulos dos nossos filhos. Atualmente não sabemos como será a Casa Real na altura do Christian ou quando começar a chegar essa fase”, assegurou, sobre o futuro da monarquia, que um dia recairá sobre o seu filho mais velho.
De recordar que também o príncipe Nikolai se pronunciou na manhã desta sexta-feira, mostrando descontentamento com a decisão tomada pela avó em relação a si e aos seus três irmãos mais novos. “Toda a minha família e eu estamos, é claro, muito tristes. Estamos, como meus pais já disseram, em choque com esta decisão e com a rapidez com que ela realmente foi tomada”, afirmou, em declarações ao jornal dinamarquês Extrabladet.
De recordar que a partir de janeiro de 2023, e de acordo com o comunicado da Casa Real, os príncipes Nikolai, Felix e Henrik e a princesa Athena passarão a usar os títulos de condes e condessa de Monpezat, que pertenciam ao avô, o príncipe Henrik – o falecido marido da rainha -, e serão tratados por Excelência.