Recentemente, uma fonte próxima do casal revelou que o príncipe e a princesa de Gales não tinham tido o período de adaptação que esperavam, após os últimos meses terem sido marcados por várias mudanças. Desde terem deixado a sua residência oficial, o Palácio de Kensington, para se mudarem para Windsor, até à morte de Isabel II, e à sucessão de Carlos III, William e Kate têm vivido um período de agitação. Nesse sentido, o príncipe William, herdeiro do trono britânico, e a mulher, Kate, estiveram três semanas longe dos holofotes, ausentes dos compromissos reais e aproveitaram esse tempo para estar com os filhos, George, de nove anos, Charlotte, de sete, e Louis, de quatro.
Agora, de regresso à ‘normalidade’, William e Kate já retomaram os deveres reais. Foi esta quinta-feira, dia 3 de novembro, que os príncipes de Gales viajaram até Scarborough, no condado de North Yorkshire, para visitarem um centro de apoio à saúde mental, destinado aos jovens. Durante o compromisso público, o casal reuniu-se com algumas organizações da cidade e, a partir de uma colaboração entre a Royal Foundation e a Two Ridings Community Foundation, foi possível doarem cerca de 345 mil libras a três organizações locais.
Segundo adiantado pela revista britânica Hello, este financiamento irá permitir às organizações aumentarem a oferta de espaços seguros para os jovens, bem como uma maior variedade de atividades, tanto ao ar livre, como desportiva, na vertente criativa e orientação.
Amanda Berry, CEO da Royal Foundation, detida pelos príncipes de Gales, referiu, em comunicado, que “garantir que os jovens tenham acesso a uma ampla gama de apoio à saúde mental é algo pelo qual o príncipe e a princesa de Gales se sentem extremamente ‘apaixonados’. Enfrentar o estigma em torno da saúde mental e garantir que a ajuda esteja disponível para aqueles que precisam continua a ser um dos maiores problemas da sociedade”.
“A Royal Foundation está feliz por, ao trabalhar com a Two Ridings Community Foundation, desempenharmos um papel fundamental no aumento do financiamento para o apoio às organizações que realizam esse trabalho vital na comunidade, criando um impacto duradouro para os jovens de Scarborough”, acrescentou.
William mostrou-se contente com esta colaboração e frisou a importância do apoio e ajuda à comunidade, referindo que para si e “para a Kate [é importante] reunir pessoas e colaborar, mostrar o que pode ser feito quando uma comunidade se ajuda de forma colaborativa”.