A princesa Martha Louise da Noruega concedeu uma entrevista à televisão sueca SVT na qual falou sobre alguns temas controversos da sua vida, entre os quais as polémicas em torno do seu noivo, o xamã Durek Verrett, e o doloroso momento que viveu há cerca de três anos, após o suicídio do seu ex-marido, Ari Behn, pai das suas três filhas, Maud, Leah e Emma.
A entrevista decorreu em Fredrikstad, na Noruega, local onde a princesa tem o seu escritório, e começou com uma viagem ao passado, na qual a filha mais velha dos reis Harald e Sonia recorda a sua adolescência. “Pensava que todos me odiavam, porque escreviam sempre coisas negativas sobre mim. Pensei que as pessoas me iriam vaiar, mas isso não aconteceu. Aprendi, então, que a imprensa nem sempre representa o que as pessoas querem dizer”, afirmou, dizendo que se considera uma pessoa sensível.
Durante a conversa, a princesa, de 51 anos, disse sentir-se atualmente sobrecarregada e mostrou-se emocionada ao recordar o ex-marido. “É a primeira entrevista que dou depois da morte do Ari, portanto os meus nervos não são os habituais”, revelou, contando ainda que, antes do suicídio do escritor, sabia que ele não se encontrava bem, que sofria de depressão, mas não imaginou que o desfecho pudesse ser o que aconteceu. “Nunca pensas que isso [o suicídio] pode acontecer, mas sabia que ele estava mal. Falei com ele todos os dias antes da sua morte”.
De recordar que Ari Behn tirou a própria vida no Dia de Natal, em 2019, tendo o funeral acontecido alguns dias mais tarde, um momento de despedida que reuniu toda a família real norueguesa e no qual a filha mais velha de Ari e Martha Louise, Maud, que tinha então 16 anos, discursou, apelando à importância de cuidar da saúde mental.
Durante a entrevista, Martha Louise falou ainda sobre as polémicas que rodeiam o seu noivo, Durek Verrett, e sobre a necessidade de adiarem o casamento por motivos de saúde do xamã, tal como o próprio já tinha partilhado recentemente. Por sofrer de um problema renal e precisar de um transplante, até que isso aconteça “os planos de casamento ficam em stand-by”.
Durante a entrevista, a jornalista Anna Hedenmo questionou a princesa sobre algumas afirmações do xamã, parte delas incluídas no seu livro, que o levaram a ser muito criticado na Noruega, como o facto de ter dito que curou a Covid-19 com um medalhão. Ainda que a princesa tenha dito que algumas das suas afirmações foram distorcidas e retiradas do contexto, assegurou que não concorda com todas as ideias defendidas pelo companheiro. “Não defendo tudo o que ele representa, pelo que terá que lhe perguntar a ele o que é que quer dizer [com isso]. Mas num contexto mais amplo, não é o que parece quando só é mencionado um parágrafo, porque mostra apenas uma parte do livro”, assegurou.