Apesar de todas as acusações feitas por Harry e Meghan à família real britânica, tanto no documentário da Netflix, como na autobiografia do duque de Sussex, o Palácio de Buckingham optou por não responder publicamente a tudo o que foi dito pelo casal. Contudo, nem sempre é necessário um comunicado oficial para repor a verdade e Kate e Sophie demonstraram isso na perfeição. Isto porque Meghan chegou a dizer que não era permitido usar a mesma cor que a rainha Isabel II, num evento de grupo, nem repetir a cor da indumentária de outros membros seniores da família real. Facto que a deixava apenas com opções neutras como o camel, o branco e o creme, ficando assim muito limitada na hora de escolher a roupa. Contudo, há uma foto de Kate e Sophie que desmente Meghan e que demonstra taxativamente que as cores podem ser usadas livremente por todos.
Tal foto aconteceu na Garden Party que teve lugar nos jardins do Palácio de Buckingham, o primeiro evento real desde a coroação do rei Carlos III. Manda a etiqueta que, num evento deste género, as mulheres optem por vestidos midi ou curtos e que usem chapéu ou toucado. E assim fizeram Kate e Sophie de Edimburgo. Ambas escolheram vestidos azuis com transparências, mostrando que não há problema em coincidir na cor dos visuais.
Na verdade, a princesa de Gales recuperou um conjunto romântico de Elie Saab, que tinha estreado em 2019, em Ascot. Já a duquesa de Edimburgo também resgatou um dos seus vestidos azuis, usado em Ascot, para esta ocasião. No seu caso, este é um modelo da marca Suzannah, a mesma que também a vestiu para a coroação.