Kate mostra o seu lado mais maternal em ato oficial. A princesa de Gales encantou crianças e adultos durante a sua visita ao Orchards Centre, situado em Kent, onde pôde passar algum tempo com crianças com necessidades especiais e com as suas famílias. Descontraída, extremamente afetuosa e carinhosa, e sempre muito sorridente, Kate sentou-se com as crianças, brincou com elas e, de forma completamente natural e despudorada, mostrou uma faceta sua que nem sempre podemos ver nos seus compromissos enquanto princesa de Gales.
O visual mais casual de Kate coadunou-se na perfeição com a forma prática com que se juntou às crianças deste centro para participar, também ela, numa sessão sensorial que visa estimular os mais pequenos. Esta é, de resto, a primeira de uma longa lista de visitas que a princesa de Gales tem previstas para os próximos dois meses e que acontecem no âmbito da campanha que lançou no início do ano, a Shaping Us, com o intuito de alertar para a importância dos primeiros cinco anos de vida de uma criança e o impacto que podem ter nela, tanto positivo, como negativo.
Esta tónica colocada na criança, e a preocupação e o respeito que Kate demonstra para com os mais pequenos, está, também, muito patente na forma como trata os filhos, George, Charlotte e Louis. Na verdade, a princesa tem, inclusive, quebrado algumas tradições mais formais, como a ida dos filhos para um colégio interno, privilegiando sempre o tempo que passam em família e, sobretudo, longe dos olhares públicos, onde os irmãos podem ser apenas crianças e não príncipes e herdeiros de uma coroa. A forma afetuosa como trata George, Charlotte e Louis, mesmo em ocasiões oficiais, mostrando sempre paciência e carinho, e o facto de fazer questão de passar tempo de qualidade com eles, na natureza, a cozinhar, a praticar desporto ou a saltar no trampolim, dão a Kate uma dimensão muito maior e marcante, além daquela que lhe conhecemos como princesa de Gales. Algo que depois transporta facilmente para a sua vida pública e para estes atos oficiais que lhe dizem tanto.