Acampar já não é apenas sinónimo de montar uma tenda e dormir num saco-cama. A nova tendência chama-se glamping, que é como quem diz acampar com luxo e conforto imerso pela Natureza, em diferentes tipos de tendas ou bungalows. E veio para ficar.
Gavião Nature Village (Portalegre)
Localizado a poucos minutos da praia fluvial do Alamal e com vista privilegiada para o castelo de Belver, no Alto Alentejo, o Gavião Nature Village nasceu da vontade de proporcionar aos seus hóspedes uma experiência única e diferenciadora, em contacto permanente com a Natureza. Este turismo convida a desfrutar do melhor que o meio ambiente tem para oferecer nos seus dez cork shelters ecológicos revestidos a cortiça, aproveitando os recursos endógenos da região, ou nas 13 tendas glamping equipadas e decoradas com mobiliário ecológico e sustentável, todas elas equipadas com instalações sanitárias revestidas a cortiça.
Nos oito hectares de terra em que o Gavião Nature Village está inserido, aproveite ainda para fazer um retiro holístico, permitindo-se relaxar, desfrutar do movimento misterioso da vida e fluir com as correntes da natureza, bem como visitar o Cadafaz Restaurant & Sky Lounge num conceito farm-to-table, onde tudo o que é cultivado na horta biológica chega à mesa. Além dos óbvias iguarias típicas da região, assim como os enchidos, o azeite e o vinho alentejanos.
Sóis Montejunto Eco Lodge (Alenquer)
A tranquilidade da paisagem junto à aldeia de Vila Verde dos Francos, Alenquer, convida a desacelerar o ritmo frenético citadino e a desfrutar em pleno da Natureza no novo glamping de luxo Sóis Montejunto Eco Lodge. Entre vinhas, no sopé da serra de Montejunto, Paisagem Protegida desde 1999, os oito domes geodésicos (quatro deles familiares) estão interligados por passadiços de madeira e têm capacidade para 24 hóspedes, surgindo como um refúgio ideal para uma escapadinha de fim de semana.
Para tornar a estada memorável, aproveite ainda a piscina exterior com água aquecida, jacuzzi, sauna e um dome onde decorrem diversas atividades, como ioga, massagens, eventos de team building ou workshops. As caminhadas e os passeios de bicicleta pelos vários trilhos também são uma boa forma de explorar a região, assim como passeios a cavalo e roteiros de enoturismo, de pastorícia ou de pão.
Natura Glamping (Fundão)
A cerca de mil metros de altitude, no topo da serra da Gardunha e com vista para a vizinha serra da Estrela, surge o Natura Glamping, um campismo de luxo que proporciona tranquilidade a quem quer usufruir de uns dias de descanso. As seis domos geodésicas, perfeitamente integradas na atmosfera envolvente, são a imagem de marca do alojamento e aliam o conforto térmico ao lado ambiental com os seus materiais sustentáveis. A casa de madeira e vidro com jacuzzi para dois e a casa do guarda complementam o espaço.
Além do compromisso que visa reduzir ao máximo a pegada ecológica, este turismo de Natureza tem uma horta biológica e privilegia o uso de produtos locais, incluindo os de higiene, provenientes de uma empresa do Fundão.
Ohai! Nazaré (Nazaré)
Antigo parque de campismo convertido em resort ao ar livre, o Ohai Nazaré estende-se por oito hectares, delimitados por mais de mil árvores. A dois quilómetros da vila piscatória da Nazaré, este empreendimento, que inclui Spa, ginásio, parque aquático e campos de ténis, padel e voleibol, é ideal para umas férias em família e destaca-se pelas diferentes tipologias de alojamento: além dos 96 bungalows de madeira, oriundos da Eslovénia e totalmente recicláveis, tem 37 tendas de glamping em tons claros e parcelas destinadas ao campismo e caravanismo.
Selina Gerês (Terras de Bouro)
A conexão com a Natureza no seu estado mais puro, entre o som das cascatas e dos rios e as paisagens deslumbrantes do Parque Nacional do Gerês, é o ponto forte do Selina Gerês, localizado em Vilar da Veiga. Aqui, a decoração respeita o meio envolvente e os diferentes tipos de alojamento (dormitórios, lofts, quartos privados e tendas de glamping) aliados ao lado descontraído do hostel, são uma mais-valia para quem quer visitar a região. O espaço inclui piscina exterior, sala de cinema e de wellness.
Glamping Hills (Bragança)
Inserido na Maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa (Meseta Ibérica), e estrategicamente situado junto à auto estrada transmontana, na zona antiga da pacata aldeia de Santa Comba de Rossas, o Glamping Hills convida ao descanso em família e a umas férias relaxantes e com saúde. O glamping é o destaque maior deste turismo de Natureza, com casinhas em madeira absorvidas pelo ambiente regenerador da paisagem verde.
Pode usufruir em pleno do espaço na esplanada aberta diariamente desde o nascer ao pôr-do-sol com vista para as serras e para as ruínas do castelo ou aproveitar para explorar a região num passeio de bicicleta ou numa caminhada a pé. Na taberna do Glamping Hills, prove os petiscos caseiros acompanhados do vinho da região.
Quinta M (Santarém)
É em Casével, a cerca de 20 km de Santarém, que se situa a Quinta M, um refúgio campestre onde a serenidade das planícies e montes ribatejanos convive harmoniosamente com a originalidade dos espaços de descanso. Idealizado por um casal de franceses apaixonado pela Natureza e pelo cavalo Lusitano, que se mudou para Portugal à procura da vida calma do campo, este glamping evidencia-se pelos yurts (cabanas circulares), um novo conceito de resistentes tendas com quartos e casas de banho confortáveis e bem decorados e que proporcionam a oportunidade de observar as estrelas graças aos tetos com uma claraboia. O espaço tem uma guesthouse com sala de estar e restaurante, piscina e
agradáveis jardins floridos, e é possível fazer aulas de ioga, meditação e equitação.