Santos Manuel morreu no passado domingo, dia 29 de julho, aos 79 anos, no Hospital de Cascais, onde se encontrava internado com uma pneumonia. “Estou muito emocionado. O Santos Manuel foi um dos fundadores do TEC [Teatro Experimental de Cascais] e para além de ser um grande actor – teve interpretações notabilíssimas – era também uma pessoa extraordinária, um ser humano muito sensível e um excelente colega”, afirmou Carlos Avillez, diretor do Teatro Experimental de Cascais.
O ator, natural da Figueira da Foz, esteve ligado ao Teatro Experimental de Cascais desde 1960 e foi um dos fundadores da Casa da Comédia, em 1962. Santos Manuel recebeu vários prémios ao longo da carreira, entre eles o de Melhor Interpretação Masculina em teatro e o de Melhor Actor do XI Ciclo de Teatro Latino de Barcelona, em 1968, pela peça D. Quixote. Uma das últimas peças em que Santos Manuel participou foi Arsénico e Rendas Velhas, com encenação de Carlos Avillez.
No cinema, entrou em filmes como Cerromaior, de Luís Filipe Rocha, e O Banqueiro Anarquista, de Eduardo Geada, ambos de 1981. Participou também em séries de televisão como Zé Gato (1979) e O Mandarim (1990).
Morreu Santos Manuel
O ator morreu no passado domingo, dia 29, aos 79 anos, vítima de pneumonia.