Antes de apresentar a sua mais recente coleção cápsula, Scarves Legacy, Ana Salazar aproveitou uma semana de descanso em Buenos Aires, cidade que tinha muita vontade de conhecer. Mas, como nos revelou, a visita ficou forçosamente a meio devido a uma queda aparatosa num passeio. “Acabei por ver tudo pela metade porque caí e estive dois dias no hotel de perna levantada. Pensei que fosse só um arranhão, desinfetei a ferida e nem pensei em ir ao hospital. Confesso que passei dias ótimos em Buenos Aires, visitei muita coisa e acabei por conhecer algumas designers que ninguém sabe que existem. Gostava de ter visitado muitos mais sítios, mas já não consegui. Ainda assim, e apesar deste susto, trago muito boas recordações daquela cidade”, começou por explicar a estilista.
Contudo, o susto foi, de facto, real e Ana Salazar só conheceu a verdadeira dimensão da situação quando chegou a Portugal e lhe foi diagnosticada uma septicemia. “Embora lá tenha desvalorizado a situação e tenha pensado que não passava de uma pequena ferida, quando cheguei cá apanhei um grande susto, porque no hospital de São José ficou tudo louco com o estado da minha perna. A ferida estava muito infetada e antes de ir ao hospital ainda fui ao centro de saúde, onde me deram um antibiótico. Mas foi em São José que percebi a gravidade da situação”, confessou a estilista.
Perante tal cenário, Ana Salazar foi de imediato submetida a uma pequena cirurgia e agradece a qualidade do Sistema Nacional de Saúde. “Fui tratada pelo Dr. Carlos Correia, que afinal conhecia vários amigos meus, e fui muito bem tratada. Acho que os cuidados intensivos das urgências funcionam muito bem em São José. Como disse, recebi um tratamento excelente na parte de pequenas cirurgias e neste momento já estou em fase de recuperação”, conta.
Foi apenas o penso que exibia na perna no dia desta apresentação que denunciou tudo aquilo que passou. Mas o sorriso habitual manteve-se. “A minha força é uma coisa intrínseca, vive comigo desde sempre. Tudo aquilo a que me proponho, faço-o com a necessidade de ser a melhor e desistir não faz parte do meu vocabulário. Além disso, tento sempre aprender, com todas as situações.” E é assim que surge a marca Ana by Ana Salazar. “Depois daqueles problemas mais complicados – de que nem vale a pena falar, não vale a pena falar do passado nem chorar sobre o leite derramado [referindo-se às incompatibilidades que a levaram a sair da empresa que fundou] – este é o meu regresso em força, que tem um sabor especial. Mas cada evento que faço, faço-o com todo o gosto. E este novo nome é mais íntimo, mais próximo, tem muito mais a ver comigo”, sublinhou a estilista, que mantém o seu cunho pessoal nesta coleção de 16 lenços de seda que apresentam as geometrias e os tons preto, cinza e vermelho a que nos habituou: “Nunca fujo ao conceito Ana Salazar.”
Ana Salazar sujeita a pequena cirurgia antes de apresentar coleção cápsula
Ana Salazar ainda tem na perna a marca que lhe ficou de uma queda aparatosa num passeio em Buenos Aires. A estilista teve que ser submetida a uma pequena cirurgia, no hospital de São José, porque a ferida infetou.