
Gwyneth Paltrow
Daniele Venturelli
Gwyneth Paltrow deu mais um passo na sua carreira. No passado dia 24 de janeiro estreou na Netflix “The Goop Lab With Gwyneth Paltrow”, uma série com seis episódios, com títulos como “A viagem curativa”, “Frio saudável” ou “O sexto sentido”.
Tal como os restantes elementos da marca Goop, detida pela atriz – um blog de lifestyle e uma loja -, também esta série tem sido apontada como perigosa para o público. De acordo com o jornalista de ciência Javier Salas, este conjunto de seis episódios pode tornar-se num problema de saúde pública. Também Simon Stevens, o diretor executivo da NHS, o sistema de saúde pública britânico, advertiu para a perigosidade que encerra este conteúdo.
De acordo com Stevens, a série “desinforma”, ainda que a Netflix tenha saído em defesa desta alegando que aqueles episódios estão ali “para entretenimento e não para dar conselhos médicos”. O responsável pelo NHS levantou questões acerca dos “duvidosos produtos de bem-estar e os estranhos procedimentos” que se podem ver na série.
“A Goop chegou com a sua nova série de televisão, na qual Gwyneth Paltrow e a sua equipa experimentam tratamentos faciais vampíricos e afirmam curar traumas psicológicos movendo as mãos a um par de centímetros do paciente”, explicou num evento académico em Oxford.
Por fim, Stevens critica ainda a plataforma, por ser palco deste tipo de conteúdo. “Antes as notícias falsas passavam de boca em boca, depois [divulgavam-se] devido a uma certa imprensa, e agora sabemos que as mentiras e a desinformação podem chegar a toda a gente apenas com um clique num botão”, declarou.