Numa entrevista à revista People, Michelle Obama partilhou a sua experiência sobre a menopausa, com o objetivo de normalizar o tópico, na esperança de deixar as mulheres mais confortáveis a falar sobre tema relacionados com a saúde feminina. No passado, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, já tinha revelado que sentia necessidade de obter mais informações sobre este assunto, que é muitas vezes negligenciado. Em conversa, Michelle, de 58 anos, sente que há muita informação que ainda não está disponível.
“Quero saber no que me estou me meter”, disse, na entrevista, entre risos: “A minha mãe questionou: ‘Menopausa? Sim, acho que passei por isso.’ Ela não se lembra de nada.”. Atualmente, Michelle lamenta a falta de informação. “Há muita coisa que não sabemos”, referiu. “Não há muitas conversas sobre menopausa. Estou a passar por isso e sei que muitas das minhas amigas estão a passar por isso. E a informação é escassa”, acrescentou.
A antiga primeira-dama sublinhou a importância do apoio que recebeu das amigas durante esse período de mudanças físicas, que muitas mulheres ainda se sentem relutantes em partilhar ou com vergonha de falar abertamente sobre o tema. Michelle, que costuma fazer exercício físico regularmente acompanhada por amigas, referiu que acredita que acredita que quando se reúnem e praticam atividade física, divertem-se e falam um pouco sobre o que se está a passar nas suas vidas naquele momento.
No que respeita ao exercício físico, e num momento da sua vida em que percebe que o equilíbrio é o essencial, a mulher de Barack Obama diz estar focada em trabalhar a sua flexibilidade, em detrimento de fazer alongamentos ou exercício de cardio. “Nós acabamos por encontrar um equilíbrio entre estarmos em forma e sermos gentis com o nosso corpo”, referiu, acrescentando ainda que sente as mudanças no corpo são em parte causadas pela menopausa, e a outra parte devido ao envelhecimento. “Acho que já não consigo esforçar-me tanto quanto era costume. Isso já não funciona para mim, porque agora quando rasgo um músculo ou puxo alguma coisa, o tempo de recuperação não é o mesmo.”
Em junho de 2020, Michelle revelou no The Michelle Obama Podcast, que, sob a orientação do seu médico, recorreu a terapia de reposição hormonal, com o objetivo de tratar as ondas de calor que sentia, devido à menopausa, um tema do qual voltou a falar recentemente. “Eu tive que trabalhar com hormonas, e isto é uma informação nova que estamos a aprender. Antes havia estudos que diziam que as hormonas eram más. Isto é tudo o que ouvimos. Agora estamos a descobrir que não é bem assim. A pesquisa está a mostrar que esses estudos não foram totalmente completos e que há benefícios na terapia de reposição hormonal”.
Sobre outras mudanças que possa ter experienciado com a menopausa, a antiga primeira-dama revela que não sentiu grandes alterações de humor, contudo, teve aumento de peso. “Eu não me costumava pesar (…) mas quando estamos na menopausa, nós olhamos para nós e de repente já não cabemos nas roupas que usámos no ano passado”, esclareceu, frisando que, embora seja importante prestar atenção a esse sintoma, não se deve ter um “olhar obsessivo, apenas atento.”