Concluiu o curso de Cozinha na Escola de Turismo e Hotelaria de Lisboa, teve contacto com a cozinha francesa e começou a construir as suas bases culinárias durante um estágio com o chef Philippe Peudenier. Passou depois pelo Tavares Rico, em Lisboa, e pelo Degusto, em Matosinhos. Foi sous-chef no histórico Bacchus e explorou a cozinha italiana no Gemelli, ambos em Lisboa. Assumiu depois a chefia do T’Chef e, quatro anos depois, integrou o grupo Mercantina. Natanael Silva é, atualmente, chef executivo do Maat Café & Kitchen, que funciona no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Belém, e do Mercantina, em Alvalade.
Natanael Silva diz ter aprendido a comer bem graças às avós e, como sempre fez desporto federado – basquetebol, kickboxing e taekwondo –, nunca precisou de se preocupar com a contagem de calorias. Em 2021, porém, foi obrigado a repensar a sua dieta alimentar. “Perdi 100 quilos. Sempre fui muito desportista e quando larguei o desporto para ir para a cozinha fui gradualmente engordando, não só pelo que ia comendo, mas porque não queimava as calorias…”, revela o chef, que entretanto voltou a fazer desporto. É no ginásio ou a fazer programas em família – tem dois filhos, Francisco, de dez anos, e Bernardo, de nove meses, da sua relação com Sílvia Silva – que Natanael passa o tempo livre. Gosta também de se dedicar a desenvolver massas, pelo que na sua despensa nunca falta farinha de vários tipos. “Ando a fazer muito pão, de fermentação lenta. Já desenvolvia massas para pizza e massas frescas para os pratos da Mercantina, e agora estou a dedicar-me ao pão”, revela.
Receita: Polvo assado da costa algarvia com batata-doce e tomatada rústica por “chef” Natanael Silva
Ingredientes
• 1,5 kg de polvo
• 400 g de cebola
• 600 g de tomate
• 50 g de concentrado de tomate
• 40 g de alho
• 400 g de batata-doce
• 10 g de salsa
• 20 ml de azeite
• Sal e pimenta q. b.
Preparação
Passar o polvo por água para retirar possíveis grãos de areia. Colocar num tabuleiro juntamente com as cebolas cortadas em rodelas, os tomates cortados em pedaços e o alho laminado. Tapar com folha de alumínio e levar a assar a 180°C durante cerca de uma hora. Confirmar que está cozido espetando um palito na parte mais grossa do tentáculo do polvo: se não oferecer resistência, está pronto. Retirar então o polvo e juntar ao tabuleiro a batata-doce descascada e cortada em pedaços. Temperar com sal, pimenta, salsa e azeite e deixar assar destapado. Quando a batata estiver assada, retirar e servir com o polvo partido, finalizando com um fio de azeite.
Fotos: Luís Coelho e D. R.