O MX-5 é, sem dúvida, um dos modelos mais emblemáticos da Mazda. Afinal, não é por acaso que já conta com 22 anos de existência e nunca sofreu grandes alterações a nível de design. Apresentado pela primeira vez a 9 de fevereiro de 1989 no Salão de Chicago, o MX-5 está hoje registado no livro de recordes do Guinness como o carro de dois lugares mais vendido de sempre. Atualmente, já foram vendidas mais de 850 mil unidades e já ganhou 178 prémios.
O Mazda MX-5 já vai na sua terceira geração, mas a sua essência permanece praticamente intacta. É um carro para desfrutar e que nos oferece um grande prazer de condução, principalmente a céu aberto. Apesar das suas pequenas dimensões, é um automóvel robusto, mas ao mesmo tempo elegante, com um design dinâmico e harmonioso. Como resultado do último restyling, o que salta mais à vista são os faróis e os farolins redesenhados e uns ligeiros retoque ao nível do pára-choques.
Já no habitáculo permanece quase tudo igual, apenas alguns dos comandos foram alvo de um novo desenho e a qualidade dos materiais também foi revista com vista a um maior conforto por parte dos dois ocupantes. O tablier é agora cinzento escuro e o sistema de som Bose Premium apresenta um estilo mais simples. Existe um novo monitor LCD entre os instrumentos que nos mostra o consumo médio e a temperatura ambiente. Para quem gosta do MX-5 com um toque mais desportivo, estão disponíveis bancos Recaro, aquecidos e ajustáveis em altura. O compartimento para arrumação no centro da consola apresenta agora uma divisão removível.
Apesar de também existir a versão com tejadilho rígido retráctil, a capota de lona preta continua a ser a preferida. É de abertura manual, mas a sua utilização é fácil e prática. O mais complicado é mesmo abri-la ou fechá-la em andamento. Algo que poderia ser melhorado é o nível de insonorização com a capota fechada, que se torna algo incomodativo, principalmente quando circulamos a velocidades superiores a 120 Km/h.
Neste ensaio conduzimos a versão 1.8 com 125 cv e caixa manual de seis velocidades. A velocidade máxima é de 194 Km/h e conseguimos chegar aos 100 Km/h em 9,9 segundos. Quanto a consumos, a marca anuncia o valor de 7,0 l/100 Km (consumo combinado).
Este Mazda MX-5 1.8 Exclusive Plus está disponível desde 31.316 euros.