
As corridas de Ascot são um dos eventos preferidos da rainha Isabel II, tendo estado presente em todas as edições desde que subiu ao trono, há 68 anos.
No entanto, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, este ano o evento está a decorrer à porta fechada, pelo que a monarca falha pela primeira vez a sua presença, estando a assistir pela televisão. Ainda assim, esta quarta-feira, dia 17, Isabel II recebeu uma boa notícia: um dos seus cavalos venceu uma das corridas que decorreu nesse dia.
Montado pelo cavaleiro James Doyle, o cavalo Tactical conseguiu uma vitória, a primeira este ano de um equino que seja propriedade da monarca. Apesar de não poder ter estado presente para felicitar os campeões, é muito provável que tenha assistido à corrida pela televisão, a partir de Windsor, onde tem estado confinada com o príncipe Philip desde abril.
“Obviamente que é uma pena que Sua Majestade não esteja presente para desfrutar de ver um dos seus corredores, mas está a assistir às corridas”, afirmou o seu assessor John Warren, em declarações à BBC. “Ter um cavalo vencedor foi a cereja no topo do bolo. Acredito que [a rainha] acompanha as corridas de uma forma ou de outra quando pode. Lê publicações especializadas e conhece muito bem os cavalos mais importantes. Dedica sempre meia hora diária a informar-se”, acrescentou.
Recorde-se que apesar de não poder estar presente, Isabel II deixou uma mensagem à organização, felicitando-a pelo trabalho desenvolvido.