
Em dezembro de 2014, o palácio da Zarzuela apresentou novas regras para os presentes oferecidos à família real. De acordo com esta lei, aprovada por Felipe VI de Espanha, os membros da família não poderão aceitar presentes “de alto valor económico, finalidade e interesse comercial ou publicitário”, que possam “comprometer a dignidade das suas funções institucionais”, ou tão pouco “favores ou serviços em condições vantajosas”.
Esta regra, que entrou em vigor em janeiro de 2015, abrange diretamente os membros da família real, como Juan Carlos e Sofía, e os reis Felipe e Letizia e as filhas, as princesas Leonor e Sofía, deixando de parte as infantas Elena e Cristina. Além disso, a norma diz que se o valor dos presentes for muito alto, a família real será obrigada a devolver o valor deste em dinheiro ou a fazer uma doação, de forma anónima, a uma instituição sem fins lucrativos.