Este ano a rainha Isabel II não deverá assistir à tradicional missa de Domingo de Páscoa, segundo informações avançadas pela imprensa britânica.
Este será o segundo evento esta semana a que a monarca não assiste, uma vez que também não esteve presente na manhã desta quinta-feira no Royal Maundy Service, que decorreu na capela de St. George, em Windsor. A soberana pediu ao príncipe Carlos e à duquesa da Cornualha que a representassem na cerimónia, um pedido a que o casal acedeu.
De salientar que o Domingo de Páscoa este ano tem um significado especial para a família real britânica, em particular para a rainha, não pela festividade em si, mas pela data em que se comemora. No próximo domingo, 17 de abril, assinala-se um ano desde as cerimónias fúnebres do duque de Edimburgo, que decorreram no mesmo local onde será celebrada a missa de Páscoa.
De recordar que o príncipe Philip morreu a 9 de abril de 2021 e o seu funeral aconteceu oito dias mais tarde, uma cerimónia que, não tendo sido de Estado, – um pedido feito pelo próprio – teve direito a honras militares. Naquele dia, e devido às restrições impostas pela pandemia, apenas 30 pessoas puderam estar presentes no último adeus ao marido de Isabel II.
Sabe-se que alguns membros da Casa Real vão marcar presença no serviço religioso no próximo domingo, mas os nomes de quem vai assistir à celebração só serão revelados no próprio dia.