Apesar de não ser a primeira vez que a mulher de Carlos III usa uma das tiaras da sua mãe, Camilla supreende com uma das tiaras favoritas de Isabel II, a Girls of Great Britain and Northern Ireland, mais conhecida na família como a “tiara da avó”.
Isto porque se trata de um presente que Isabel II recebeu da sua avó, a rainha Maria de Teck, que a recebeu das mãos do seu marido, o rei Jorge V por ocasião do seu casamento, em 1893, E foi também quando se casou com o príncipe Filipe, em 1947, que Isabel II a recebeu de presente.
A rainha Camilla usou-a agora pela primeira vez na Mansion House, em Londres, para assistir à entrega da Espada de Pérola, uma tradição que vem desde o século XVII. No primeiro ano da sua coroação, quando o rei visita pela primeira vez a City de Londres – histórica zona financeira de Londres, onde encontramos a Bolsa de Valores e o Banco de Inglaterra – é-lhe entrega a espada de pérola, artefacto que o rei devolve depois ao Lord Mayor, a pessoa que na ausência do monarca tem a autoridade.
Para o jantar de gala, que se realizou ontem, 18 de outubro, Camila escolheu um elegante vestido preto bordado a pedraria prateada do designer Bruce Oldfield, um dos preferidos da princesa Diana. Na cabeça, a magnífica Girls of Great Britain and Northern Ireland, que Isabel II, que morreu a 8 de setembro de 2022, usou em vários momentos especiais ao longo dos seus 70 anos de reinado. A rainha Camilla usou ainda um colar de diamantes e brincos que eram também de Isabel II.
Originalmente, a tiara tinha na parte superior apenas pérolas, mas a avó de Isabel II quis customizá-la e incluir diamantes. Estas mesmas pérolas foram depois usadas numa outra famosa tiara da família real inglesa.: a Lover’s Knot, que pode também ser usada como um colar, que é umas das preferidas de Kate e pertencia à sua sogra, a antiga Princesa de Gales.