Nascida na Fuzeta, Algarve, a 2 de maio de 1925, Maria Barroso foi a quinta dos sete filhos de Alfredo José Barroso, oficial do Exército, e de Maria da Encarnação Simões, professora primária. Nesta casa cheia onde dizia reinar um ambiente de respeito e harmonia, aprendeu os grandes valores que nortearam a sua vida, nomeadamente a noção de justiça social que a levou a lutar pela liberdade, pela igualdade de direitos e pela democracia no nosso país – opositor do regime, o pai esteve desterrado nos Açores –,mas também a importância da união familiar.
Ao longo da sua vida, a ex-primeira-dama nunca deixou de defender a família como pilar de uma sociedade sã. Mãe extremosa, em 89, quando João Soares teve um grave acidente aéreo na Jamba, Angola, viajou de imediato para a África do Sul. Nesse momento, pediu a Deus que salvasse o filho e recuperou a fé católica, na qual cresceu mas da qual se afastara.
Especial Maria Barroso: A família como pilar
Filha de um oficial do Exército e de uma professora primária, Maria Barroso foi educada com muito amor e sempre defendeu a família como um dos mais importantes pilares da sociedade.