
Ainda a recuperar da segunda gravidez e com algum cansaço acumulado, fruto de noites mal dormidas e da atenção permanente exigida pelos filhos, Salvador, de cinco anos, e António Maria, que nasceu no passado dia 14 de setembro, Dânia Neto admite que os últimos tempos têm sido muito exigentes, física e mentalmente, mas esboça um sorriso quando o tema são os preparativos do seu casamento com Luís Matos Cunha, o dentista com quem começou a namorar há seis anos. No evento em que foi apresentada como embaixadora de uma nova eau de parfum do Boticário, Her Code, a atriz, de 40 anos, assumiu fragilidades e sublinhou a importância de partilhar as dificuldades reais das mulheres no pós-parto.
“Não tenho o peso nem as medidas que tinha antes, mas aceito-me como sou. Dei vida a um ser humano e acho que isso é o mais importante.”
– Foi mãe há apenas quatro meses, mas parece já ter recuperado a sua forma física. Já atingiu o peso que tinha planeado para depois do parto?
Dânia Neto – Não planeei nada, deixei-me ir. Não crio essa pressão em mim. Estive nove meses a gerar uma criança, não é suposto ter o bebé e parecer que não o tive. Não tenho o peso ou as medidas que tinha antes, mas aceito-me como sou. Dei vida a um ser humano e acho que isso é o mais importante.
– É importante que outras mulheres tenham noção da realidade do pós-parto, que estará longe da imagem de perfeição que se vê nas redes sociais?
– É injusto que se crie essa imagem, principalmente para as mulheres mais novas, que não estão tão preparadas. Infelizmente, tanto durante a gravidez como no pós-parto, toda a gente acha que tem o direito de fazer um comentariozinho, seja com a melhor intenção ou não, e acaba por criar na pessoa que o ouve expectativas que muitas vezes não são reais. Então é bom que se desmistifique e que se fale abertamente sobre estes temas, porque todas somos mulheres e todas passamos pelo mesmo calvário, mas há umas que tendem a parecer que não passam por aquilo. E a verdade é que é igual para todas, porque o nosso sistema hormonal não falha.

– Como tem conseguido gerir esta fase tão exigente da sua vida?
– Tenho mantido as minhas rotinas, mas acrescentei o ioga, que me tem ajudado muito, tanto na parte de equilíbrio mental como da gestão do cansaço. Porque a verdade é que ter um bebé é muito cansativo, acordas de duas em duas horas, e principalmente quando já tens outro filho. E esta gestão da casa, às vezes, requer alguma flexibilidade. O ioga ajuda-me a ter essa ginástica e essa calma, com o complemento de me deixar em forma.
“Não fazia ideia da quantidade de detalhes que uma cerimónia de casamento envolve. É todo um mundo novo para mim.”
– Calculo que esteja entusiasmada com os preparativos do casamento.
– O casamento é um dia especial da nossa vida. Claro que já ando a ver coisas, sei mais ou menos o que é que quero, mas esta fase toda, da elaboração, também é interessante. Não fazia ideia da quantidade de detalhes que uma cerimónia de casamento envolve. É todo um mundo novo para mim.