![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2024/06/240606_R1A0892-copiar-792x1080.jpg)
Começou a carreira como químico na indústria petroquímica, mas após 15 anos decidiu mudar de profissão para seguir a sua paixão pela gastronomia. Com a mulher, também formada em Química, abriu uma empresa de cascatas de chocolate, através da qual começou a entrar nas cozinhas de restaurantes e a suscitar o seu interesse pelo mundo da confeitaria. Não tardou, por isso, a procurar formação profissional na área. Com uma bem-sucedida carreira como chef de padaria e pastelaria no Brasil, Marco Aurélio Pereira decidiu, em 2017, aceitar o desafio de vir trabalhar para Portugal. “Em menos de 45 dias, recebi três propostas para vir trabalhar para cá. A primeira para trabalhar no Porto, a segunda na zona de Leiria e a terceira, que acabei por aceitar, para um restaurante em Sesimbra. Vim com a minha mulher e o nosso filho, que na altura tinha 8 anos, e acabámos por gostar muito de viver em Sesimbra. É um lugar lindíssimo, tranquilo, até em termos de segurança”, recorda o chef à CARAS que, apesar de entretanto já ter trabalhado num hotel da Comporta e atualmente ser o chef responsável pela pastelaria do Valverde Lisboa Hotel & Garden, continua a viver na zona de Sesimbra. “Já não nos vemos a morar no Brasil. Adotámos Portugal para passar o resto das nossas vidas. Não temos planos para sair daqui”, assegura Marco, que nos dias de folga gosta de se dedicar à pesca de trutas: “A minha fuga é a pescaria. Vou atrás das trutas na região de Coimbra ou um pouco mais para norte, em Viana do Castelo.”
Receita: “Génoise” de pistácio e chocolate por “Chef” Marco Aurélio
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2024/06/240606_A_R1A0850-copiar-1600x949.jpg)
Ingredientes
Para a “génoise”:
• 300 g de ovos
• 300 g de açúcar
• 230 g de farinha de trigo T55
• 60 g de miolo de pistácio moído
• 75 g de manteiga sem sal
Para o “crémeux” de chocolate: • 125 g de natas
• 125 g de leite
• 50 g de gemas
• 25 g de açúcar
• 150 g de chocolate negro
• 0,7 g de sal fino
Preparação
Começar por preparar a génoise batendo os ovos com o açúcar até o preparado dobrar de volume. Com cuidado, e utilizando uma espátula, incorporar a farinha peneirada. Misturar o miolo de pistácio e a manteiga derretida. Dispor numa forma untada ou coberta por papel vegetal e levar ao forno a 180º C durante aproximadamente 12 minutos.
Entretanto, preparar o crémeux de chocolate, começando por bater as gemas com o açúcar. Levar a ferver as natas com o leite, retirar do lume e verter, aos poucos, sobre a mistura de gemas. Voltar a levar ao lume o preparado e, sem parar
de mexer, deixar aquecer até atingir 83° C. Utilizar este creme inglês para derreter o chocolate previamente picado. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico até que esteja firme.
Cortar a génoise no tamanho desejado e cobrir com o crémeux de chocolate. Decorar com miolo de pistácio moído ou raspas de chocolate.
Fotos: D. R.