![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2025/02/250207_IMG_8472-770x1080.jpg)
David Rodrigues tinha 24 anos quando iniciou a sua aventura no mundo da hotelaria, trabalhando em grupos de renome como o VIP Hotels e o Pestana Palace. Nesse ambiente dinâmico e exigente descobriu a sua verdadeira paixão: a gastronomia. A curiosidade e o desejo de aprender mais levaram-no à Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, seguindo-se experiências em restaurantes como o Varanda Ritz Four Seasons e no grupo Comer o Mundo, do chef Kiko Martins e The Club Steakhouse, cruciais para moldar o seu estilo e a sua visão da cozinha, sobre as quais fundou a sua própria assinatura.
Hoje, como chef do Czar Lisbon Hotel, David Rodrigues tem a oportunidade de criar e reinventar, testar e otimizar. A sua cozinha é uma celebração da diversidade, com um toque especial de portugalidade. David Rodrigues acredita na importância de trabalhar com ingredientes frescos e de qualidade, única forma de verdadeiramente valorizar a nossa gastronomia, apresentando-a de forma inovadora e divertida.
Focado em elevar o nível do Czar, o chef mantém vivo o sonho de continuar a explorar novos sabores, a viajar pelo nosso país e a descobrir ingredientes únicos. Para David, a gastronomia é uma forma única e inspiradora de contar histórias, celebrar a cultura e conectar pessoas. Apaixonado por comfort food, confessa um apreço especial pela cozinha alentejana, que ocupa um lugar especial no seu coração, ainda que tenha raízes do Norte, uma vez que a sua família é oriunda da zona de Viseu.
A par da cozinha, a aquariofilia é outra das suas paixões. Enquanto a primeira lhe permite explorar novos sabores e a própria cultura dos lugares, a segunda oferece-lhe um refúgio para a observação e a contemplação. A atenção aos detalhes e a busca pela harmonia, presentes em ambas, moldam a sua criatividade.
Receita: Camarão-tigre com manteiga de ovelha, Moscatel e tostas por “chef” David Rodrigues
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2025/02/250207_IMG_8942-camarao-tigre-com-manteiga-de-ovelha-moscatel-e-tosta-1336x1080.jpg)
Ingredientes
• 4 camarões-tigre grandes (tamanho 4/6), limpos, com casca
• 50 g de manteiga de ovelha
• 3 colheres de sopa de azeite
• 2 dentes de alho picados
• 100 ml de vinho Moscatel
• raspas de 1 limão
• sal e pimenta-preta a gosto
• 1 colher de sopa de salsa ou coentros picados
• 4 fatias de pão rústico ou baguete
Preparação
Temperar os camarões com sal, pimenta e raspas de limão. Aquecer uma frigideira grande em fogo médio-alto e adicionar duas colheres de sopa de azeite. Colocar os camarões na frigideira e selar durante 2 a 3 minutos de cada lado, até que fiquem dourados. Reservar. Na mesma frigideira, em fogo médio, adicionar a manteiga de ovelha e o alho picado, mexendo até que o alho liberte o seu aroma, mas sem deixar dourar. Adicionar o vinho Moscatel e mexer para deglacear a frigideira, soltando os sabores caramelizados do fundo. Deixar reduzir por 2-3 minutos, até que o molho engrosse ligeiramente. Colocar de novo os camarões na frigideira e cozinhar por mais 2 minutos, regando-os com o molho para que fiquem bem suculentos.
Entretanto preaquecer o forno a 200 °C. Pincelar as fatias de pão com azeite de ambos os lados e colocar num tabuleiro. Assar por 5-7 minutos, ou até que fiquem douradas e crocantes. Esfregar ligeiramente um dente de alho cortado sobre as tostas para que fiquem com um leve sabor de alho.
Finalização: dispor os camarões num prato grande, regar com o molho de manteiga e Moscatel, salpicar com salsa ou coentros picados e acompanhar com as tostas de pão.
Fotos: João Massa / Amazing Evolution